Blog Notícias

Coletivo oferece curso sobre o sistema prisional e o encarceramento feminino

17/03/2017

coletivo-oferece-curso-sobre-o-sistema-prisional-e-o-encarceramento-femininoO olhar sobre o sistema prisional sob a perspectiva de gênero, como demonstra o relatório #MulhereSemPrisao, lançado no dia 7 de março, é necessário para reconhecer as especificidades da mulher encarcerada. Visando o aprofundamento e abertura do diálogo sobre o tema em diversos âmbitos da sociedade, o ITTC recomenda o curso Sistema prisional e o encarceramento feminino, organizado pelo coletivo Di Jejê.

O curso ocorrerá em uma plataforma online e será ministrado pela pedagoga e mestre em educação Jacqueline Conceição da Silva, também coordenadora do coletivo. Analisando o aumento de mais de 500% na população carcerária feminina entre 2000 e 2014, o curso abrange a realidade e as perspectivas das mulheres encarceradas.

O perfil dessas mulheres é de mães, provedoras do lar, com baixa escolaridade e de população periférica. O delito que mais as tem encarcerado é do tráfico de drogas, representando 60% dos casos de prisão. Ainda há a realidade das mulheres gestantes no cárcere, que não possuem estrutura para suprir suas necessidades.

O início do curso é dia 30 de março e irá até o dia 30 de maio. Para participar é necessária uma inscrição prévia no blog do coletivo. Para mais informações clique aqui.