Drogas e imprensa: debate marca lançamento do Guia sobre drogas para jornalistas

O Guia foi lançado pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas e levanta debate sobre a cobertura jornalísticas sobre o tema

 O Guia sobre drogas para jornalistas lançado pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com o IBCCrim e a Catalize, trouxe como proposta difundir o debate plural sobre a guerra às drogas.

O evento de lançamento aconteceu no dia 1 de fevereiro na Livraria Tapera Taperá, onde ocorreu o debate sobre “Drogas, imprensa e carnaval”, além da distribuição gratuita do Guia. O debate contou com a participação de Luiz Guilherme Paiva, e x-secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad-MJ), Maria Angélica Comis, psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência É de Lei, Marina Atoji, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Maurício Fiore, antropólogo e coordenador científico da PBPD.

Harumi Visconti, coordenadora do projeto e da comunicação da PBPD, abriu a mesa de debate falando sobre a construção do material. “A gente resolveu criar um material que fosse um instrumento útil de apuração da pauta sobre drogas”, falou Harumi, ao contar o principal objetivo do Guia.

capa do guia sobre drogas para jornalistas, o fundo é branco e há vários ícones, como bebidas, pílulas e outros em vermelhoA proposta do debate ligado ao tema do carnaval, período em que o uso e a venda de drogas estão em pauta na mídia, foi criar uma discussão mais aprofundada e fugir da crítica básica de que a “mídia cobre mal” o assunto, comentou Harumi durante sua fala.

O debate se deu em forma de entrevista, conduzida por Marina Atoji, e logo após foi aberto espaço para perguntas e posicionamentos do público. Temas como a cobertura jornalística sobre a guerra às drogas, enfoque da cobertura e também a polemização em torno de drogas específicas foram citados pelos convidados e pelas convidadas.

Um dos caminhos percorridos durante as falas foi o questionamento sobre o que está virando notícia nos veículos, como é o direcionamento das pautas apuradas e possíveis soluções para sobrepor pautas de senso comum.

Além do Guia sobre drogas para jornalistas, a PBPD também está promovendo a campanha “Rolê sem vacilo” durante o carnaval, realizada em parceria com o É de Lei, o projeto Drogas: Reduzir Danos e a produtora de eventos culturais Pipoca. A campanha traz práticas e políticas de saúde pública que visam a redução de danos relacionados ao uso de drogas.

O material da campanha e o Guia estão disponíveis on-line para download e o acesso é gratuito. A cobertura completa em vídeo do debate sobre “Drogas, carnaval e impressa” está disponível na página da Livraria Tapera Taperá.

Compartilhe

fev 7, 2018 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados