Evento na UFABC discute encarceramento feminino

Evento na UFABC discute encarceramento feminino

Foto: Viviane Balbuglio

O evento “Mulheres invisíveis: encarceramento em massa e a questão de gênero”, que aconteceu no campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC) no dia 7 de novembro, contou com a participação da estudante de direito e integrante do Projeto Estrangeiras do ITTC, Ágatha Miranda.

O evento foi mediado pela Professora Dra. Alessandra Teixeira e teve também participação da mestranda Josiane Silva Brito como debatedora.

Ágatha narrou aspectos da trajetória do Projeto Estrangeiras, intercalando sua fala entre os temas das mulheres em situação de prisão, apresentando a experiência do ITTC e do trabalho de base com as mulheres migrantes presas e egressas na cidade de São Paulo. Além disso, enfatizou aspectos da criminalização de mulheres, especialmente de mulheres negras e pobres como um todo e as intersecções entre raça e classe com o tráfico transnacional de drogas.

Em seguida, Josiane apresentou questões atinentes à sua pesquisa de mestrado, na qual é orientada pela também Professora Dra. da Universidade Federal do ABC, Camila Nunes Dias. A pesquisa de mestrado de Josiane tem como temática o trabalho da mulher em situação de prisão no âmbito da privatização nas penitenciárias femininas da Capital e de Santana.

Veja também:

Vídeo retrata atuação do Projeto Estrangeiras

ITTC Explica: O que pode ser feito para diminuir o encarceramento feminino?

Compartilhe

nov 22, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados