Ilegal e degradante – Revista Vexatória

por Ana Navarrete – ITTC

A Revista, realizada em presídios – mais conhecida como Revista Vexatória, é uma rotina de praxe que precede as visitas dos familiares em unidades de privação de liberdade em todo o território nacional, à exceção da cidade de Goiânia que já humanizou esta prática. Para que familiares e amigos consigam manter algum vínculo com o preso, é necessário se despir completamente, agachar 3 vezes seguidas e, às vezes, assoprar dentro de um saco e/ou fazer flexões. Tudo isso quando a revista é simples.

Se qualquer pessoa se dedicar a colher depoimentos de visitantes que esperam longas horas nas filas que se formam na frente dos presídios em dias de visita, perceberá que os relatos podem ser ainda piores e comportam xingamentos de toda natureza, ofensas e maus tratos que incluem a realização de toques nas regiões genitais. Idosos, grávidas e crianças não são excluídos da revista e também passam por essa rotina degradante com o objetivo de manter seus vínculos familiares para visitar o familiar preso.RevistaPresidiosVexame-tp

Mas quem disse que esta prática é obrigatória e legal? De acordo com o Defensor Público do Estado de São Paulo, Patrick Caciedo, em entrevista à Radioagência NP, a  Revista Vexatória é ilegal e não deveria ser realizada. O Defensor aproveita para contestar a suposta necessidade de se realizar a revista por motivos de segurança, derrubando, assim, o argumento utilizado pelas autoridades do Governo do Estado de São Paulo.

Confira o áudio completo da entrevista e tire as suas dúvidas a respeito do tema. Revista Vexatória é considerada Tortura e, portanto, uma violação aos Direitos Humanos. O ITTC está engajado na luta pelo fim das Revistas Vexatórias.

http://www.radioagencianp.com.br/sites/ranp/imagens/140813revista.mp3

Compartilhe

set 10, 2013 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados