Irmã Petra, da Pastoral Carcerária, fala sobre encarceramento feminino

irma-petra-da-pastoral-carceraria-fala-sobre-encarceramento-feminino

(Foto: Fernando Rezende/Diário de Sorocaba)

A Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária para a questão da mulher presa, foi entrevistada em uma reportagem da revista “Elas por elas”, publicada  pelo Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas).

Na reportagem, que aborda a falta de absorvente higiênico descartável para as mulheres presas, a Irmã Petra toca num tema central da discussão sobre encarceramento feminino: o sistema prisional ignora as especificidades das mulheres, porque foi criado por homens e para homens.

Como apontado por ela, “não se considerou a possibilidade que as mulheres podem ter necessidades diferentes, desejos diferentes, responsabilidades diferentes, e até o que as leva ao delito pode ser diferente em relação aos homens”.

Ela lembra também que isso acontece mesmo o Brasil sendo signatário das Regras de Bangkok, documento da ONU com diretrizes para o tratamento de mulheres presas.

Leia mais no site da Pastoral Carcerária.

O ITTC acredita que discutir as questões ligadas à saúde, como a falta de absorventes, é extremamente importante e necessário. Como uma organização que trabalha com essa população há quase 20 anos, entende, ainda, que essa é apenas mais uma violação dentro de um leque muito maior, e que implica menos em medidas de “solução emergencial” e mais em mudanças sistêmicas no judiciário.

Compartilhe

ago 11, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados