ITTC é finalista do desafio “Direitos Humanos na América Latina”

ittc-e-finalista-do-desafio-direitos-humanos-na-america-latina

O ITTC está entre os 9 finalistas do desafio Direitos Humanos na América Latina: Impulsionando a Transformação da Ashoka. O processo contou com 346 participantes de 16 países e com base nos critérios de inovação, impacto e sustentabilidade.

O “Mulheres Sem Prisão” pretende acompanhar e apoiar mulheres egressas do sistema prisional para que possam entender quais políticas públicas permitem que elas saiam da prisão e não reincidam. Além de acompanhamento individual, o projeto elaborará uma agenda com orientações ao Executivo municipal quanto às medidas que devem ser adotadas para garantir serviços públicos.

As organizações finalistas participarão em novembro do Encontro Changemakers de Direitos Humanos, onde as instituições com os projetos e iniciativas mais impactantes receberão, respectivamente, 20 mil e 10 mil dólares.

Os outro projetos finalistas são:

  • Convivência com a Realidade Semiárida, promovendo o acesso à água, solidariedade e cidadania (Brasil): Promove a adaptação às mudanças climáticas e o acesso à água, impulsionando mudanças sociais sustentáveis com processos de formação cidadã, promoção do encontro de saberes locais e desenvolvimento, difusão de tecnologias sociais inovadoras e de baixo custo.
  • Empoderando Refugiadas (Brasil): A partir do trabalho colaborativo com diversos parceiros, o projeto contribui para o empoderamento de grupos de refugiadas, oferecendo orientação sobre seus direitos, habilidades e carreira. Ao mesmo tempo, o projeto também sensibiliza empresas para que se engajem no tema e promovam os direitos humanos destas mulheres.
  • Migrantes anónimos (Guatemala): Modelo de trabalho de 13 passos para repatriados guatemaltecos, que trabalha equilibrando as emoções, o material e o espiritual, utilizando as habilidade e conhecimentos dos repatriados para o desenvolvimento social sustentável de suas comunidades.
  • FIICE (Peru): Constrói a base para comunicar a mensagem dos defensores de Direitos Humanos. Ajuda destacar as vozes dos que não foram escutados, apoiar o acesso à justiça, à participação política e a sustentar o impacto por meio de uma estratégia integral.
  • COOVIFUDAM (Costa Rica): Cooperativa de moradia auto-gestionada que reivindica o direito humano a um ambiente adequado para impulsionar mudanças políticas e jurídicas na Costa Rica e a ser parte da expansão do modelo de cooperativismo habitacional por ajuda mútua na América Central.
  • Oportunidades Inclusivas (Paraguai): Iniciativa para garantir a igualdade de pessoas com deficiência com duas ferramentas: inclusão financeira e o Semáforo de Eliminação de Pobreza. Ambas têm como base a promoção de direitos econômicos, civis, culturais e sociais, e a eliminação da pobreza multidimensional.
  • Pesquisa como Direito (Brasil): PalMap é um aplicativo para a pesquisa direcionada à transformação de comunidades carentes. Facilita a geração de dados para aumentar o impacto dos agentes de transformação local (ONGs, empresas, moradores) em mobiliza comunidades para realizar Pesquisa-Acão Participativa por meio do uso do aplicativo.
  • Haciéndonos Cargo (Argentina): Projeto que conecta as vítimas de abuso para empoderá-las e gerar uma comunidade que oferece informação em tempo real de como cada órgão judicial está violando os direitos humanos destas vítimas, para assim criar o primeiro índice de qualidade de sentenças e o primeiro mapa diagnóstico que dimensione a magnitude deste problema no país.

Compartilhe

ago 30, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados