ITTC na mídia

ITTC participa de encontro com Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo para discutir o fim da revista vexatória

jul 15, 2015 ittc

Na última segunda-feira, dia 13 de julho, o ITTC, a Pastoral Carcerária e a Conectas Direitos Humanos foram recebidas pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador José Renato Nalini, para tratar do tema do descumprimento da lei paulista nº 15.552, de 12 de agosto de 2014, que proibiu a revista vexatória nos estabelecimentos prisionais do estado.

Para a coordenadora do Programa Justiça Sem Muros, Raquel da Cruz Lima, essa lei foi o resultado de mais de 20 anos de militância de organizações como o ITTC, que denunciam a ilegalidade da revista vexatória, buscando sua proibição.

O presidente expressou sua simpatia e solidariedade à causa e reforçou seu alinhamento a outras pautas da Rede Justiça Criminal, como a audiência de custódia e a não redução da maioridade penal. Nesse sentido, Vivian Calderoni, advogada da Conectas, lembrou a importância que teve a presença de um representante do TJ-SP na audiência pública sobre o fim da revista vexatória realizada em 2014.

Padre Valdir Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, reforçou que a conquista de direitos depende de desafiarmos o conservadorismo e que é inerente a processos de transformação o enfrentamento a pontos de resistência. Desse modo, é preciso reconhecer que a abolição completa da revista vexatória dependerá do engajamento e da luta de diversos setores da sociedade.

As organizações entregaram para o desembargador o boletim da Rede Justiça Criminal e enfatizaram o papel de destaque que a Magistratura tem tido em todo o Brasil na proibição da revista.

Foto: Comunicação Social TJ-SP