O Programa Justiça Sem Muros tem como objetivo produzir informações e fomentar o debate público para contribuir com a redução do encarceramento no Brasil. Com especial atenção às mulheres em situação de prisão, o Programa monitora o sistema de justiça criminal, mapeia os movimentos legislativos que impactam os direitos no cárcere e produz pesquisa e informações para fomentar o debate em prol da redução do encarceramento feminino no Brasil.
O Programa atua em rede com organizações da sociedade civil – organizações sociais, coletivos, academia, mídia e público interessado – para mobilizar os atores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em prol de mudanças institucionais no sistema de justiça.
Por meio de duas frentes de atuação, pesquisa e advocacy (diálogo público), o Programa Justiça Sem Muros defende a redução do sistema prisional e busca expandir a participação da sociedade civil nas políticas públicas para que possamos reduzir a intervenção estatal abusiva e repressiva sobre grupos socialmente vulneráveis e sobre os movimentos sociais que lutam por transformações sociais.