Blog Destaques

NOTA DO INSTITUTO TERRA, TRABALHO E CIDADANIA EM APOIO À DESEMBARGADORA KENARIK BOUJIKIAN

09/02/2017
O ITTC – INSTITUTO TERRA, TRABALHO E CIDADANIA VEM A PÚBLICO MANIFESTAR APOIO À DESEMBARGADORA KENARIK BOUJIKIAN, QUE RECEBEU PENA DE CENSURA PELO ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO, POR TER CONCEDIDO LIBERDADE A PESSOAS QUE JÁ HAVIAM CUMPRIDO SUAS PENAS

O ITTC trabalha há 20 anos com a questão do sistema carcerário e, para a sua equipe e diretoria, a aplicação da pena de censura à desembargadora é uma afronta à independência judicial. Kenarik Boujikian é indiscutivelmente comprometida com a realização da justiça e com o cumprimento da Constituição. Sua integridade e conhecimento do Direito norteiam seu trabalho a sua atuação. Em que pese, sempre separou sua militância, da sua objetividade no exercício da função como juíza.

Boujikian foi para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos reforçar a importância de questões de mulheres encarceradas e pessoas indígenas, além de pensar e questionar o direito da mulher na visita íntima, no indulto, no direito à amamentação no cárcere, quando poucas pessoas com suas funções abordavam esses temas, demonstrando suas atitudes de vanguarda. Kenarik é respeitada e reconhecida na matéria de justiça criminal, pelo seu grande conhecimento da lei, da Constituição e respeito para com os Direitos Humanos.

DIANTE DA RELEVÂNCIA DE SUA CONDUTA NA LIBERAÇÃO DE PESSOAS QUE JÁ HAVIAM CUMPRIDO SUAS PENAS, BEM COMO O IMPORTANTE PAPEL QUE KENARIK BOUJIKIAN DESEMPENHA NO TRIBUNAL EM BUSCA DA EFETIVAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOAS MAIS VULNERÁVEIS E DOS VALORES MAIS NOBRES DA JUSTIÇA.  O ITTC REPUDIA O OCORRIDO E MANIFESTA TODO O APOIO À DESEMBARGADORA.

ITTC – INSTITUTO TERRA, TRABALHO E CIDADANIA

————-

Acesse a nota em pdf clicando AQUI!