População dos CDPs em SP é mais que o dobro da capacidade

Print

Imagem: Junião

A Ponte Jornalismo publicou uma matéria sobre a superlotação nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) em São Paulo. Segundo a reportagem, a população dos CDPs do estado corresponde a mais que o dobro de sua capacidade.

O texto aponta que as penitenciárias do estado também têm o mesmo problema de superlotação, e ressalta que a política de encarceramento em massa afeta principalmente jovens pobres e negros: “De acordo com Francisco de Barros Crozera, ‘o cárcere não é a solução para problemas de segurança pública e tampouco serve como instituição ressocializadora, ainda mais em condições de superlotação’. O advogado ressalta que ‘o Estado vem aprisionando maciçamente jovens de baixa renda, de baixa escolaridade, predominantemente negros. Os mesmos que não têm acesso à educação de qualidade, saúde, lazer, saneamento básico etc.’”

Leia a reportagem completa.

Para o ITTC, a solução para a superlotação do sistema carcerário não é construir mais presídios, e sim desencarcerar. Outros países que também têm prisões superlotadas, como os Estados Unidos, já têm começado a utilizar práticas de desencarceramento, buscando alternativas aos problemas do sistema prisional.

Compartilhe

set 15, 2016 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados