Reunimos alguns textos para você entender por que o Dia Nacional da Consciência Negra é importante

O ITTC entende que, ao falar sobre encarceramento em massa, política de drogas e desigualdade de gênero, é preciso falar sobre um problema estrutural na sociedade brasileira: o racismo. Aqui no blog do ITTC, publicamos artigos, entrevistas e indicações de filmes e livros sobre esses temas, e hoje reunimos todos eles para te ajudar a entender melhor como o Dia Nacional da Consciência representa lutas que acontecem todos os dias do ano. Confira:

Artigos

A herança que a abolição não eliminou
A assinatura da Lei Áurea é tida como um marco da abolição da escravatura. Apesar disso, o corpo negro que era transportado como coisa pelo Oceano Atlântico em navios com condições insalubres e repletas de violações de direitos, continua sendo marginalizado. Continue lendo!

A advogada e ativista negra Deborah Small participou no último dia 29 de um bate-papo sobre política de drogas, raça e gênero. Organizado pelo ITTC em parceria com o CESeC, a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas e a Plataforma Brasileira de Política de Drogas, o evento aconteceu no Jazz B, onde estiveram presentes representantes da sociedade civil que atuam em área afins ao tema do bate-papo. Continue lendo!

Neste último texto da série ITTC Analisa, a equipe multidisciplinar de pesquisadoras do Instituto abordará o perfil da população carcerária feminina brasileira, apresentado pelo Infopen Mulheres 2018, dando ênfase aos marcadores sociais da diferença. Continue lendo!

Filmes

A 13ª Emenda e os dispositivos legais que perpetuam o racismo

Um homem negro no quintal da sua casa é abordado por policiais e imobilizado. Os policiais procuravam por uma pessoa acusada pelo bairro e logo supuseram que o homem que estava no jardim de casa seria a pessoa acusada. Enquanto a cena ocorria, sua filha assistia ao acontecimento. A cena foi uma das experiências marcantes contada por Ava DuVernay, diretora do documentário “A 13ª emenda. Continue lendo!

Wakanda para sempre: o que o filme Pantera Negra nos mostra sobre o racismo dos dias atuais
Desde que estreou, o filme Pantera Negra já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares no mundo todo. Não é à toa. A obra consegue ao mesmo tempo ser representativa da população negra africana e de sua diáspora, exaltar a cultura, recursos e história do continente e por mais que o protagonista seja um homem, tem sido considerado o filme mais feminista de super-herói já feito. Continue lendo!

10 documentários para entender o sistema de justiça criminal e o encarceramento
Desde o dia 11 de julho, o SESC São Paulo 24 de maio abriga a campanha “Encarceramento em massa é justiça?”, que busca estimular o debate sobre o sistema penitenciário brasileiro. A campanha é realizada em parceria com a Rede Justiça Criminal, composta pelo ITTC e mais sete organizações da sociedade civil. No espírito dessa discussão, preparamos uma lista com dez produções audiovisuais para entender melhor o sistema criminal e o encarceramento em massa. Confira a lista completa!

O que o caso de Ross Ulbricht nos ensina sobre a guerra às drogas?
Documentário Deep web acompanha o julgamento e a prisão de Ross Ulbricht, criador de mercado de drogas on-line e levanta discussão sobre a violência e os impactos da guerra às drogas. Continue lendo!

Entrevista

ITTC Entrevista: Suzane Jardim
Dentro do cenário de violações, que neste ano ganharam repercussão midiática, há um perfil de vítimas que são majoritariamente atingidas e vulnerabilizadas. São inúmeras as pesquisas, inclusive as realizadas pelo ITTC, que constatam que pessoas jovens e negras, em especial as mulheres, sofrem de maneira potencializada com o encarceramento em massa. Continue lendo!

Livros

Chimamanda Ngozi Adichie explora pautas de direitos humanos em livro de contos
Migração, sistema prisional e governos ditatoriais são temas centrais dos contos de Chimamanda, que usa a ficção para retratar a realidade. Continue lendo!

ITTC recomenda: livro Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, conta a história da jovem Ifemelu. Nascida na Nigéria, Ifemelu se muda para os Estados Unidos quando está na faculdade, numa época em que seu país passa por uma ditadura militar. Após a mudança, ela tem que lidar não apenas com o fato de estar longe de casa, mas também de ser uma imigrante negra em uma sociedade racista. Continue lendo!

Compartilhe

nov 19, 2018 | Artigos, Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados