Seminário propõe discussão sobre violações de direitos da juventude

Evento tem como objetivo pautar o genocídio da juventude e a construção do Observatório de Proteção e Resistência contra o Genocídio

O I Seminário Internacional de Juventudes e Vulnerabilidades: homicídios, encarceramento e preconceitos acontece nos dias 7, 8 e 9 de Junho. O evento organizado pelo Instituto de Saúde (IS) em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade São Paulo e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE), tem como objetivo discutir o cenário e as políticas que estigmatizam e criminalizam jovens negros e negras na América Latina.

seminario-propoe-discussao-de-violacoes-de-direitos-da-juventude

A instabilidade política dos diversos países latino-americanos evidencia o cenário socioeconômico imerso em desigualdades e vulnerabilidade de diversos grupos da população, em especial a juventude. Tal situação impede a integração social e cria políticas públicas excludentes pautadas na segurança pública, que geram a seletividade penal e o aumento da violência.

“Esta situação tem ampliado as condições de precariedade e de vulnerabilidade dos jovens a partir de perspectivas classistas, racistas, homofóbicas e de ordem proibicionista, que com o pretexto de combater o crime organizado, têm funcionado como estratégia de limitação dos espaços sociais de liberdade”, analisa Marisa Fefferman, uma das organizadoras do seminário.

O evento abordará através de diversos eixos temáticos como “O Juvenicídio na América Latina e Europa”, “Os meios de comunicação como fomentadores do medo e do preconceito racial e os movimentos de resistência”, “Encarceramento em massa: símbolo do Estado Penal”, “Criminalização da juventude e as políticas de drogas” e “Racismo institucional”.

Além de trazer a público essa discussão que permeia diversos setores da sociedade, outro objetivo do evento é viabilizar a construção do Observatório de Proteção e Resistência contra o Genocídio. O evento é aberto ao público, mas para ter direito ao certificado de participação é necessário realizar a inscrição previamente neste link. Mais informações clique aqui.

Serviço

I Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades: homicídios, encarceramento e preconceitos

Dias 07 e 08 /06 das 09h às 19h

Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 95 – Centro, São Paulo – SP

Dia 09/06 das 09h às 19h

Observatório de Proteção e Resistência contra o Genocídio Sapopemba

Compartilhe

maio 26, 2017 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados