Blog Notícias

Sesc oferece curso de justiça restaurativa

abr 20, 2017 ittc

Na próxima quarta-feira, 26, inicia um curso de curta duração sobre Justiça Restaurativa, organizado pelo Sesc. A iniciativa  faz parte do Ciclo de Conferências: Conflitos, ampliando o olhar.  O evento será ministrado por Petronella Boone, doutora e mestra em sociologia da educação pela USP, Padre Valdir João Silveira, coordenador da Pastoral Carcerária Nacional – CNBB e Cristina Telles Assumpção, mediadora de Conflitos formada pelo Instituto Familiae, com extensão em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista da Magistratur.

sesc-oferece-curso-de-justica-restaurativa
Foto: Ana Navarrete

O objetivo do curso é trazer uma nova perspectiva para a resolução de conflitos, convidando o ouvinte e a ouvinte a lidar com situações sob um olhar isento de punitivismo, e enxergar os conflitos como um caminho para o diálogo e a compreensão.

O método da justiça restaurativa propõe a conciliação dos conflitos através de um processo colaborativo, baseado no diálogo, para que ambas as partes cheguem à compreensão e à construção de uma perspectiva, na qual  o conflito não é apenas uma situação negativa, mas  um meio de criar novas formas de lidar com as situações cotidianas.

A justiça restaurativa é uma ferramenta vista como alternativa às medidas punitivistas, que geram o encarceramento em massa e, consequentemente, a superpopulação nos complexos prisionais do país, que subjugam as pessoas presas, não apenas à restrição da liberdade, mas ao acesso a direitos básicos e à integridade física. O ITTC, como organização que luta pelo desencarceramento há 20 anos, indica o curso para o aprofundamento do tema e a ampliação do debate para os vários setores da sociedade.

Sobre o curso:

Sesc Centro de Pesquisa e Formação

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista São Paulo | CEP: 01313-020 |

26/04 das 19h30 às 21h30

Valores: de R$4,50 a R$15,00

Classificação etária: acima de 16 anos

As inscrições para o curso foram encerradas