Blog

Websérie documental “O Filho dos Outros” debate a redução da maioridade penal no Brasil

06/04/2017

O Filho dos Outros é uma produção do Coletivo Rebento e traz para o meio civil o debate sobre a redução da maioridade penal e seus impactos

Com o reencaminhamento da PEC 171/1993 e a possibilidade da sua aprovação, o olhar sobre a efetividade dos sistemas socioeducativos, e também do sistema prisional, tornou-se mais atencioso. O que se vê, atualmente, é um discurso altamente punitivo e agressivo, que busca de todas as formas atingir populações em situação de vulnerabilidade e com difícil acesso a serviços públicos, como saúde, educação e transporte, que, em sua maioria, encontram-se precarizados.

webserie-documental-o-filho-dos-outros-debate-a-reducao-da-maioridade-penal-no-brasil

A reflexão sobre a estrutura social e os âmbitos nos quais a política de encarceramento chega antes mesmo de qualquer assistência básica ou garantia de direitos essenciais abre um panorama para entender quais os reais impactos da redução da maioridade penal.

Para o aprofundamento do tema, o ITTC recomenda a websérie documental O Filho dos Outros, produzida pelo Coletivo Rebento. A proposta da produção é enriquecer o debate sobre o tema, aproximando o espectador e a espectadora das situações que adolescentes e jovens dentro dos centros socioeducativos são submetidos, mostrando que o discurso de impunidade, mesmo para o caso da internação de jovens, pouco juz faz à realidade.

A websérie conta com 4 episódios. O  primeiro deles, intitulado “Pea”, estreou no dia 22 de março e, a partir dessa data, cada episódio é liberado na página do Facebook e Youtube. Sinopses dos episódios:

Episódio 1 – Pea

Parte do Coletivo Rebento acompanhou a situação do sistema socioeducativo do Ceará marcado por rebeliões, denúncias de torturas e maus tratos contra os adolescentes internos. Entrevistamos especialistas, entidades de proteção à criança e ao adolescente e outras que acompanham a situação de perto. Entramos em algumas unidades mostrando uma situação degradante e a necessidade de repensar o modo de funcionamento do sistema.

Episódio 2 – Salmo 121

No segundo episódio acompanhamos a história de mães e ex-internos que passaram pela antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), atual Fundação Casa, e que contam a experiência da internação e os impactos sociais e psicológicos desse processo na vida dos jovens e de suas famílias.

Episódio 3 – Ovelha Negra

Este episódio discute a entrada de jovens e adolescente no mundo do crime explorando as razões que levem eles a trilhar tais caminhos. Ao mesmo tempo em que contamos essas histórias por meio de história de ex-internos, abordamos o processo de formação e expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atualmente domina um percentual importante dos presídios no Brasil.

Episódio 4 – Roda Gigante

Este episódio é uma imersão no universo da juventude de periferia que se encontra em rolezinhos, bailes funks e redes sociais e afirma sua identidade na produção cultural e seus modos de comportamento. Porém, apesar da sociedade consumir suas músicas e seus signos culturais que essa juventude produz, estes jovens são alvo de preconceito e criminalização.