Como foi a Conferência Livre Local de Migrações e Sistema de Justiça

No último dia 23, o ITTC, em parceria com a Missão Paz, realizou a Conferência Livre Local de Migrações e e Sistema de Justiça (COMIGRAR), em São Paulo (SP).

O evento, que teve mais de 60% da presença de pessoas migrantes, refugiadas ou apátridas, discutiu em três línguas diferentes (português, inglês e espanhol) recomendações de políticas públicas voltadas a esses grupos.

As pessoas presentes elaboraram em conjunto 11 propostas a serem direcionadas para a esfera nacional da Comigrar. Essas propostas foram divididas em eixos temáticos, sendo os principais: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; regularização migratória e documental; e enfrentamento a violações de direitos.

Essa foi uma oportunidade única de pensamento e trabalho coletivo feito pelas pessoas que mais serão beneficiadas por políticas públicas atualizadas sobre migração.

Em breve, essas propostas serão divulgadas aqui no site do ITTC.

O ITTC agradece, mais uma vez, o apoio da Clínica a Migrantes e Refugiados MackPeace, do restaurante Thai E San e da Comunidade Filipina.

Posts relacionados