A imagem mostra a logo da Rede: a silhueta de três pessoas em tons de roxo e branco, ao fundo um sol amarelo. No texto, a frase principal “Nós, mulheres que estivemos na prisão, acreditamos que é tempo de acabar com o encarceramento de mulheres e de meninas ao redor do mundo.”
Publicações

O DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E O CÁRCERE

dez 10, 2022 ittc

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o ITTC gostaria de chamar atenção para a luta pelos direitos das mulheres sobreviventes do cárcere. Os sistemas penitenciários têm uma história longa e turbulenta. Em pleno século XXI seguimos trancando pessoas e isolando-as do mundo em condições deploráveis e desumanizadas que violam os direitos humanos mais básicos. Sabemos que a punição não é uma solução para os conflitos e para reparar o dano, e o encarceramento de pessoas não torna as comunidades mais seguras. Ao contrário, a privação de liberdade e de outros direitos são a saída mais fácil para não buscar soluções para os problemas socioeconômicos.

 

Pensando nisso, a Rede Internacional de Mulheres Sobreviventes do Cárcere elaborou uma declaração defendendo a reinvenção dos paradigmas sociais e no apoio e desenvolvimento para a construção de comunidades que empoderem as mulheres e meninas encarceradas e sobreviventes da prisão em todo o mundo.

 

Confira a declaração completa a seguir:

 

Leia a declaração em português

Read the declaration in english

Lea el comunicado en español