Ilegal e degradante – Revista Vexatória

por Ana Navarrete – ITTC

A Revista, realizada em presídios – mais conhecida como Revista Vexatória, é uma rotina de praxe que precede as visitas dos familiares em unidades de privação de liberdade em todo o território nacional, à exceção da cidade de Goiânia que já humanizou esta prática. Para que familiares e amigos consigam manter algum vínculo com o preso, é necessário se despir completamente, agachar 3 vezes seguidas e, às vezes, assoprar dentro de um saco e/ou fazer flexões. Tudo isso quando a revista é simples.

Se qualquer pessoa se dedicar a colher depoimentos de visitantes que esperam longas horas nas filas que se formam na frente dos presídios em dias de visita, perceberá que os relatos podem ser ainda piores e comportam xingamentos de toda natureza, ofensas e maus tratos que incluem a realização de toques nas regiões genitais. Idosos, grávidas e crianças não são excluídos da revista e também passam por essa rotina degradante com o objetivo de manter seus vínculos familiares para visitar o familiar preso.RevistaPresidiosVexame-tp

Mas quem disse que esta prática é obrigatória e legal? De acordo com o Defensor Público do Estado de São Paulo, Patrick Caciedo, em entrevista à Radioagência NP, a  Revista Vexatória é ilegal e não deveria ser realizada. O Defensor aproveita para contestar a suposta necessidade de se realizar a revista por motivos de segurança, derrubando, assim, o argumento utilizado pelas autoridades do Governo do Estado de São Paulo.

Confira o áudio completo da entrevista e tire as suas dúvidas a respeito do tema. Revista Vexatória é considerada Tortura e, portanto, uma violação aos Direitos Humanos. O ITTC está engajado na luta pelo fim das Revistas Vexatórias.

http://www.radioagencianp.com.br/sites/ranp/imagens/140813revista.mp3

Compartilhe

set 10, 2013 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.