ITTC lança Projeto de Pesquisa “Alternativas ao Encarceramento”

Evento de apresentação da pesquisa será realizado na Livraria Martins Fontes. Na ocasião, também será lançado o minidocumentário ”Como se prende no Brasil?”

O ITTC, Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, apresentará no dia 3 de dezembro o projeto de pesquisa “Alternativas ao Encarceramento”. O evento será realizado no auditório da Livraria Martins Fontes e contará com a presença dos pesquisadores do Programa Justiça Sem Muros e também com a exibição do minidocumentário “Como se prende no Brasil?”.

A pesquisa tem como objeto a implementação de alternativas penais para a diminuição do encarceramento no país. Sua proposta é aprofundar o estudo sobre a política prisional vigente no Brasil, já que o país é hoje, de acordo com dados do CNJ, o terceiro maior em população carcerária, mesmo tendo instituído desde 2010 a Política Nacional de Alternativas Penais. Como objetivo final da pesquisa, serão propostas alterações concretas no funcionamento do sistema de justiça criminal brasileiro, utilizando como referência boas práticas nacionais e internacionais.

Além de investigar as razões pelas quais as práticas de alternativas penais já instituídas pelo Ministério da Justiça não cumpriram seu papel de diminuir o encarceramento, o estudo também abordará questões relativas às vulnerabilidades de gênero, como as alternativas à prisão provisória de mulheres, baseando-se nas Regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras, também conhecidas como Regras de Bangkok.

 Serviço:
Data: 3 de dezembro de 2014
Horário: 15h30 – Será servido café de boas-vindas.
Local: Livraria Martins Fontes – Paulista / Av. Paulista, 509

Compartilhe

nov 26, 2014 | Sem categoria | 1 Comentário

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.