ITTC promove ciclo de cine-debates para celebrar 20 anos de luta pelos direitos humanos

Eventos acontecem entre outubro e novembro e pautam as temáticas abordadas pelo Instituto em duas décadas de atuação no combate ao encarceramento e em prol da equidade de gênero

O ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania celebra, entre outubro e novembro, 20 anos de fundação e prática na defesa dos Direitos Humanos,  na causa do combate ao encarceramento em massa e pela equidade de gênero. Para celebrar o aniversário, o Instituto lança uma série de cine-debates para discutir seus principais temas de atuação e traçar caminhos para continuar presente na luta para as próximas décadas.

Para a presidenta do ITTC, Michael Mary Nolan, celebrar os 20 anos de atuação do Instituto é celebrar também o exercício dos direitos humanos no Brasil. “Temos muito o que celebrar, porém é importante lembrar que o contexto atual pede uma atuação fervorosa das organizações da sociedade civil nas pautas de direitos humanos”, afirma a advogada.

Para além do Ciclo de Cine-Debates, o Instituto lança, também no dia 19 de outubro, uma linha do tempo interativa com os principais momentos históricos da instituição. A linha do tempo, que estará disponível no site do Instituto, conta com vídeos, depoimentos, publicações e marcos histórico-sociais que trazem um panorama da atuação do ITTC na temática dos direitos e da justiça.

Confira a agenda de Cine-debates de celebração dos 20 anos do ITTC:

ITTC 20 anos: Que política de drogas queremos?
Dia: 19/10
Horário: 19h    Local: Livraria Tapera Taperá – Av. São Luís, 187,  2º andar, loja 29,- República
O primeiro evento, marcado para o dia 19 de outubro em parceria com a livraria Tapera Taperá, procura trazer a perspectiva da atual política de drogas e como ela se relaciona com o encarceramento, principalmente de mulheres. O evento exibirá a animação “A política de drogas é uma questão de mulheres” realizado pelo Projeto Gênero e Drogas com base nos depoimentos coletados no trabalho direto com mulheres nas mais diversas esferas da justiça criminal.

ITTC 20 anos: Migração, Gênero e Cárcere – Deslocamentos da Cidadania
Dia: 28/10
Horário:  14h Local: Museu da Imigração – R. Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo
O evento, realizado com o apoio do Museu da Imigração, debate a temática das mulheres migrantes em conflito com a lei. No dia do evento será exibido vídeo sobre a atuação do Projeto Estrangeiras, que há mais de 15 anos promove o acesso a direitos à essa parcela específica das mulheres presas, seguido de um debate com mulheres egressas do sistema.

ITTC 20 anos: Mostra de cinema – 20 anos de luta por Direitos Humanos
Dia:  01/11
Horário  14h30   Local: CinUsp – Colméias – Favo 04, R. do Anfiteatro, 181 – Butantã, São Paulo
Em horário especial, o ITTC promove, com o apoio do Cinusp da Universidade de São Paulo, uma sessão com vários curtas-metragens sobre as diversas temáticas pautadas pelo Instituto, dentre elas: encarceramento em massa, política de drogas e revista vexatória.

ITTC 20 anos: Revista Vexatória – A violência contra familiares de pessoas presas
Dia: 09/11
Horário    18h    Local: FESPSP –  Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo
O último evento do ciclo de cine-debates propõe uma retomada no tema da revista vexatória em familiares das pessoas presas. A temática aparece na história dos 20 anos do ITTC como uma pauta de extrema importância para o Instituto. Na ocasião, será exibido um vídeo sobre as revistas íntimas realizadas nos presídios seguido de um debate sobre o tema.

Compartilhe

out 10, 2017 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados