MulhereSemPrisão: perspectivas e práticas do Sistema de Justiça sobre a prisão domiciliar para mulheres

A série MulhereSemPrisão, do programa Justiça Sem Muros, ganha um novo capítulo com MulhereSemPrisão: perspectivas e práticas do Sistema de Justiça sobre a prisão domiciliar para mulheres. A pesquisa tem o objetivo de aprofundar o conhecimento e ampliar o debate sobre o encarceramento de mulheres e a aplicação da prisão domiciliar feminina no Brasil por meio da identificação de limites, impactos e as percepções institucionais dos atores do Sistema de Justiça.

A pesquisa começou em 2023, com a coleta de dados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Nessa primeira etapa, os pedidos de informação visavam entender como o Sistema de Justiça e as Secretarias de Administração Penitenciária (SAP) garantem ou não o direito à prisão domiciliar para mulheres mães, grávidas, lactantes, com filhos de até 12 anos ou com deficiência durante a pandemia de COVID-19.

A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas qualitativas com atores do Sistema de Justiça Criminal em todas as regiões do Brasil, especialmente defensores públicos, promotores e juízes. Essas entrevistas seguiram um roteiro para compreender os critérios e as motivações que influenciam a concessão ou a negação da prisão domiciliar, as diferenças regionais na concessão da medida além de identificar os gargalos normativos e estruturais do Sistema.

Essa pesquisa buscou identificar padrões e desigualdades da prisão domiciliar de mulheres no Brasil, promover debates informados sobre possíveis reformas legislativas e práticas judiciais, contribuir para a formulação de políticas públicas mais justas e assegurar os direitos e o bem-estar das mulheres, famílias e comunidades.

Acesse o sumário executivo aqui e a pesquisa completa aqui.

E assista o vídeo de lançamento da pesquisa:

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.