Museu da Imigração recebe debate sobre perseguição de estrangeiros

Evento trará panorama histórico dos casos de perseguição e expulsão de pessoas estrangeiras na Era Vargas

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo recebe no dia 20 de fevereiro, terça-feira, o debate “Perseguidos por serem estrangeiros”. O evento contará com a apresentação do número 17 da publicação Ponto de debate, organizada pela Fundação Rosa Luxemburgo.

Com o tema “De volta para o passado?”, o estudo traz os casos de perseguição e expulsão de pessoas estrangeiras na Era Vargas. A autoria da publicação é de Juliana Sada, jornalista e mestre em Estudos Internacionais pela Universidade de Barcelona, e Rodrigo Valente, jornalista e mestre em Arqueologia Pré-Histórica pela Universidade Autônoma de Barcelona e professor de história.

Leia também: ‘De estrangeiras a migrantes: os 15 anos de luta do Projeto Estrangeiras’

O debate terá a participação de Valente e duas pesquisadoras entrevistadas para a realização do estudo, Ismara Izepe de Sousa e Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro, doutoras em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

“No momento em que direitos dos migrantes voltam a ser debatidos, levantamento resgata histórias de perseguições ocorridas entre 1930 e 1945 durante a Era Vargas.”

De volta para o passado?

Além de discutir alguns dos 617 casos estudados para a publicação, o debate também abordará o contexto das perseguições políticas e pontos da legislação vigente na época. Os convidados também irão trazer um paralelo com a discussão atual da nova Lei de Migração. A reflexão sobre os direitos das pessoas migrantes dará base para discutir os retrocessos e as dificuldades de implementação da lei.

A publicação “De volta para o para o passado?” está disponível para download gratuito no site da Fundação Rosa Luxemburgo. As informações completas sobre o debate podem ser encontradas no evento no Facebook.

Serviço:

Perseguidos por serem estrangeiros

Debate e apresentação da publicação “De volta para o passado?”

Com Ismara de Souza, Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro e Rodrigo Valente

Data: 20/02/2018, terça-feira

Horário: 14h30 às 17h

Local: Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316. São Paulo-SP.

Evento gratuito e aberto

Confirme sua presença aqui

Compartilhe

fev 15, 2018 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados