Nota pública em repúdio às declarações racistas do deputado federal Daniel Silveira (PSL/RJ) no plenário da Câmara dos Deputados

A Rede Justiça Criminal repudia as declarações do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), feitas no dia 19 de novembro, no Plenário da Câmara, quando o parlamentar afirmou que “tem mais negros no crime”. Silveira defendeu que os negros predominam entre os mortos em ações policiais simplesmente porque cometem mais delitos.

Segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 75% das vítimas da violência letal no Brasil são negras, jovens negros morrem mais do que jovens brancos, assim como os policiais negros, que, embora constituam 37% do efetivo das polícias, correspondem a 51,7% dos policiais assassinados. Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o discurso que constitui crime de racismo se apresenta também como negacionismo por desconsiderar que a população negra tem historicamente sofrido as consequências mais sérias das desigualdades e das políticas de segurança que atualmente parecem ter na letalidade um critério de eficácia.

Leia a nota na íntegra.

Compartilhe

nov 21, 2019 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados