
‘Política de Drogas é uma Questão de Mulheres: O Jogo’
Política de drogas é uma questão de mulheres: O Jogo é fruto da observação do cotidiano das pessoas que estão diretamente ligadas aos impactos da política de drogas. O objetivo foi de criar um material lúdico e dinâmico para fomentar espaços de reflexão e servir de instrumento na formação e sensibilização de profissionais e gestores de políticas públicas, de organizações da sociedade civil e de pessoas que desejam se aprofundar nos diferentes temas que se interligam com a política de drogas.
Com o apoio da Open Society Foundations, com muito trabalho colaborativo e com a contribuição de muitas mãos e mentes, conseguimos transformar essas discussões em cinco histórias: Maria, Teresa, Fanny, Vitória e Julia, que expressam muitas vidas reais mas, na verdade, são baseadas nas vidas de muitas mulheres Brasil afora. Nós vivemos trajetórias que exigem escolhas. Será que essas escolhas só dependem de nós? Convidamos vocês a entrar nelas e juntas debater os caminhos possíveis.
O material do ITTC foi inspirado no jogo No Lugar Dela, da Profª Dra. Ana Flávia Pires, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Nele, as/os jogadoras/es incorporam a trajetória de mulheres que passaram por situações de violência doméstica, as quais foram também pensadas a partir de casos reais.
Imprima e Jogue
Abaixo você encontra os links para o manual do jogo, o tabuleiro e arquivos das histórias para imprimir e jogar. Além disso, aqui você pode conferir um vídeo sobre a jogabilidade do material.
Sou Assistente Social, trabalho no Caps Nauas de Cruzeiro do Sul. Onde iniciamos a abordagem de rua, inicialmente com parceiros do Nasf do Município. A noite. Posteriormente passou a ser feita a abordagem segunda feira de manhã.
Na.Pandemia, a abordagem e diária e feita pela equipe toda… ausência de usuários abriu as portas do pessoal da rua…. as equipes foram orientando quanto aos benefícios e a prefeitura está oferecendo albergue num hotel no centro junto com almoço…. nestes dias então.. temos feito busca ativa dos graves que tem co mórbidade de uso e TMG