Construindo uma Rede Internacional de Mulheres e Meninas Sobreviventes do Cárcere
O encarceramento de mulheres é um fenômeno global. De acordo com a Lista Mundial de Prisão Feminina, em 2017, mais de 714.000 mulheres e meninas estavam em situação de cárcere em todo o mundo. Entre 2000 e 2017, a população prisional feminina total no mundo aumentou 53%, enquanto a de homens aumentou 19%.
De Boston, Buenos Aires a Bangkok, a criminalização e o encarceramento afetam as mulheres de forma desproporcional. (Incluímos todos aqueles que se auto identificam como mulheres, meninas e pessoas de gênero não-conformista). Sofremos violência e abuso sexual antes e durante o encarceramento. Somos arrancados das nossas famílias e enfrentamos discriminação e estigma, pois somos vistas como aquelas que desafiam os papéis de gênero que a sociedade designou, de mães e cuidadoras. E com os registros criminais, não conseguimos encontrar empregos e ter uma vida decente quando saímos da prisão. Não importa de que lado da fronteira você está ou de que parte do mundo você vem, existem semelhanças significativas nas histórias e experiências de mulheres privadas de liberdade e sobreviventes do cárcere em todo o mundo.
Como resultado, nossas organizações estão buscando construir uma solidariedade global com mulheres e meninas privadas de liberdade e sobreviventes do cárcere, seus familiares e outros movimentos parceiros, a fim de ampliar a conscientização sobre o aumento global do encarceramento de mulheres, o efeito sobre seus filhas(os) e comunidades, e sobre a necessidade de realocar fundos das prisões para investir na saúde e bem-estar de mulheres e crianças através de uma lente abolicionista.
Pretendemos:
Com esse objetivo e à luz da pandemia da COVID-19, estamos organizando encontros virtuais de mulheres sobreviventes do cárcere de todo o mundo, com o plano de reuni-las pessoalmente quando for seguro fazê-lo.
Convidamos mulheres e meninas sobreviventes do cárcere de todo o mundo a se unirem a nós neste esforço!
Para mais informações, escreva para Internationalwnetwork@gmail.com