Manipulação da informação pela imprensa: notas sobre o indulto natalino e as “saidinhas” temporárias

g2 g1

Notícias como essas publicadas no site G1 são muito comuns nas épocas de feriados, quando as saídas temporárias são concedidas nas penitenciárias. Deve-se atentar ao fato de que, em primeiro lugar, diferentemente do que o senso comum reproduz, “indulto” e “saída temporária” não são a mesma coisa. Ainda, o número que pessoas em situação de prisão que não retornam às penitenciárias é muito pequeno em relação ao total de pessoas que recebem o “benefício”. As estatísticas não ficam claras na maioria das matérias veiculadas, como na publicação referente às unidades de Araraquara, dando a impressão de que “31” é um número alto de pessoas que não retornaram quando, na verdade, significa apenas 3,7%.

Uma de nossas missões como instituição é desconstruir esse tipo de manipulação da mídia, que distancia ainda mais a sociedade civil da realidade carcerária do país. Pensando nisso, disponibilizamos aqui um texto escrito pelo defensor público Thiago Pedro Pagliuca dos Santos, que pode esclarecer todas as dúvidas sobre o tema. Também é possível acompanhar nossas notícias pela página do Facebook do ITTC.

Compartilhe

jan 23, 2015 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.