ITTC lança Projeto de Pesquisa “Alternativas ao Encarceramento”

Em evento realizado na última quarta-feira, 3, pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, ITTC, mais de 40 pessoas assistiram ao minidocumentário “Como se prende no Brasil?”, primeiro produto do projeto de pesquisa lançado no mesmo dia, e à apresentação dos pesquisadores do Instituto: Raquel Lima, Ricardo Campello, Anderson Fonseca e a coordenadora de advocacy Gabriela Ferraz.

DSC_0006

O vídeo é uma introdução à pesquisa “Alternativas ao Encarceramento”, que parte de um diagnóstico da situação carcerária brasileira, mostrando como o sistema punitivo funciona e contribui de forma determinante para o aumento da violência, e não para a diminuição dela, o que teoricamente seria seu objetivo.

Partindo desse alto nível de violência, do crescimento exponencial do número de pessoas em condição de prisão no país e das inúmeras violações dos direitos humanos abordadas inclusive no minidocumentário, o projeto de pesquisa pretende influenciar as instituições públicas a reduzirem esse número que coloca o Brasil na terceira posição em população encarcerada do mundo, por meio da implementação das alternativas penais.

DSC_0022

Além do enfoque no desencarceramento, os pesquisadores pretendem incentivar o debate público sobre a implementação das alternativas à prisão provisória de mulheres, baseando-se nas Regras de Bangkok, formuladas pela ONU. É necessário o recorte de gênero, pois foi possível constatar, ao longo do trabalho do ITTC com mulheres presas, no Projeto Estrangeiras, por exemplo, que o encarceramento feminino é o que mais cresce.

Ainda, mais de 80% dessas mulheres são mães e a grande maioria responde por acusações de crimes não violentos, o que demonstra a desigualdade social reconhecida e possivelmente combatida pela aplicação das Regras das Nações Unidas.

DSC_0137

Esses objetivos serão alcançados por meio do desenvolvimento dessa pesquisa, inicialmente quantitativa, por meio de análise de processos criminais e entrevistas em unidades prisionais. A partir dos resultados obtidos, serão desenvolvidas estratégias de advocacy em Brasília e São Paulo, buscando promover políticas de alternativas ao encarceramento feminino.

 

 

Assista ao vídeo “Como se prende no Brasil?”

Confira a cobertura fotográfica completa do evento. 

Compartilhe

dez 5, 2014 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.