Nota ITTC: “Brasil é o quinto país com mais mulheres encarceradas no mundo”, segundo relatório do Institute for Criminal Policy Research, publicado em O Globo

Nota sobre reportagem do jornal O Globo sobre o aumento de mulheres encarceradas no Brasil e no mundo – por Mariana Lins

Dentro do espectro do encarceramento em massa, há mais de uma década tem sido alertado o crescimento da prisão de mulheres no Brasil: entre 2000 e 2012 a população carcerária feminina cresceu 246%, enquanto a masculina cresceu 130%, segundo os dados do DEPEN de 2012. O último relatório sobre dados do sistema carcerário brasileiro, o Infopen 2014, informa que há 37.380 mulheres custodiadas, o que, segundo a reportagem do jornal O Globo, nos coloca em quinto lugar no ranking dos países com maior taxa de encarceramento feminino no mundo.

Entretanto, o dado pode ser ainda pior, pois nos demais países é contabilizado o número de adolescentes meninas em cumprimento de medida socioeducativa de internação, o que não foi incluído no dado brasileiro. Além disso, o Infopen 2014 não apresenta informação de gênero sobre as pessoas presas nas carceragens das delegacias de polícia e sob a competência da Segurança Pública, mais um fator que pode revelar um número ainda maior de prova. Indo além, a inclusão de mulheres transexuais – aquelas que se identificam com o gênero feminino – também elevaria o número de presas.

Embora cada vez mais capturadas pelas agências de controle penal, nota-se que o poder público não tem dispensado a devida atenção às mulheres presas, seja pelo descaso na formulação de dados oficiais – o Infopen 2014 não aborda a prisão de mulheres como uma categoria de análise autônoma e sistematizada –, seja pela grande dificuldade em obter alternativas ao encarceramento, como a liberdade provisória ou prisão-albergue domiciliar, principalmente para as gestantes, mães e cuidadoras de dependentes.

Confira o artigo publicado no jornal O Globo aqui.

Compartilhe

out 5, 2015 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.