Irmã Petra, da Pastoral Carcerária, fala sobre encarceramento feminino

irma-petra-da-pastoral-carceraria-fala-sobre-encarceramento-feminino

(Foto: Fernando Rezende/Diário de Sorocaba)

A Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária para a questão da mulher presa, foi entrevistada em uma reportagem da revista “Elas por elas”, publicada  pelo Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas).

Na reportagem, que aborda a falta de absorvente higiênico descartável para as mulheres presas, a Irmã Petra toca num tema central da discussão sobre encarceramento feminino: o sistema prisional ignora as especificidades das mulheres, porque foi criado por homens e para homens.

Como apontado por ela, “não se considerou a possibilidade que as mulheres podem ter necessidades diferentes, desejos diferentes, responsabilidades diferentes, e até o que as leva ao delito pode ser diferente em relação aos homens”.

Ela lembra também que isso acontece mesmo o Brasil sendo signatário das Regras de Bangkok, documento da ONU com diretrizes para o tratamento de mulheres presas.

Leia mais no site da Pastoral Carcerária.

O ITTC acredita que discutir as questões ligadas à saúde, como a falta de absorventes, é extremamente importante e necessário. Como uma organização que trabalha com essa população há quase 20 anos, entende, ainda, que essa é apenas mais uma violação dentro de um leque muito maior, e que implica menos em medidas de “solução emergencial” e mais em mudanças sistêmicas no judiciário.

Compartilhe

ago 11, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.