Justiça restaurativa é uma alternativa às medidas penais altamente punitivistas

A prática propõe a conciliação de conflitos, recuperando a centralidade do papel da vítima e as relações entre os indivíduos

justiça-restaurativa-é-uma-alternativa-às-medidas-penais-altamente-punitivistas

A justiça restaurativa é um método de resolução de conflitos que surgiu na cultura anglo-saxã. Aplicado em países como Canadá e Nova Zelândia, está em implementação no Brasil há cerca de 10 anos.

Com um sistema distinto das medidas punitivistas, a justiça restaurativa traz a conciliação de conflitos através de um processo colaborativo, no qual a vítima e o ofensor são colocados no mesmo ambiente e através da mediação visa-se reparar danos emocionais, assim como trazer benefícios psicológicos. Ambos, vítima e ofensor, são incentivados a ver a situação isentos da perspectiva de punição, refletindo sobre as relações de violência dentro da subjetividade e cotidiano da sociedade.

Geralmente, utilizada em crimes de pequeno e médio potencial ofensivo e casos de violência doméstica, no Brasil ela é aplicada em conjunto com as medidas socioeducativas, o que contribui para que a interferência jurídica, assim como abertura de processos, sejam evitadas.

Para entender profundamente, como a justiça restaurativa pode ser utilizada como uma alternativa às medidas penais altamente punitivistas, o ITTC recomenda o curso Justiça Restaurativa, Poder e Violência, com a presença dos facilitadores Milena Mateuzi e Pedro Rivellino. Serão 7 encontros com início previsto para o dia 5 de março, na Casa de Oração do Povo de Rua. Para mais informações clique aqui.

——-

Foto: Ana Navarrete

Saiba mais

ITTC Explica: O que é justiça restaurativa?

Inglaterra aumenta investimento em Justiça Restaurativa

ITTC Explica: O que são alternativas penais?

Compartilhe

mar 3, 2017 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.