Livro relaciona uso de crack e exclusão social

livro-relaciona-uso-de-crack-e-exclusao-socialA Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ), em parceria com o sociólogo Jessé Souza, realizou uma pesquisa para investigar a relação entre a exclusão social e o uso do crack. O projeto deu origem ao livro “Crack e exclusão social”.

A pesquisa partiu da hipótese de que não só a exclusão social parecia agravar as consequências do uso do crack, mas também o pânico social criado em torno dessa droga estaria contribuindo para o processo de naturalização da desigualdade no Brasil.

Assim, foi feita uma pesquisa qualitativa com pessoas usuárias e agentes institucionais, se estruturando em dois eixos: a reconstrução das trajetórias de vida das pessoas usuárias em diferentes esferas da vida social e o trabalho de algumas instituições de recuperação.

O objetivo foi investigar a relação entre o uso do crack e processos de exclusão e desclassificação social em diferentes esferas e dimensões, além de identificar mecanismos institucionais capazes de transformar essa relação.

O livro pode ser acessado aqui.

Compartilhe

jul 14, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados