Relatos sobre audiências de custódia

Lançamento do projeto Audiência de Custódia no estado do Acre. (Foto: Tribunal de Justiça do Estado do Acre)

Foto: Tribunal de Justiça do Estado do Acre

Em fevereiro de 2016, a implementação das audiências de custódia no Brasil completou um ano. Trata-se de um procedimento judicial em que toda pessoa presa em flagrante deve ser apresentada a um juiz ou uma juíza em no máximo 24 horas.

Neste mesmo mês, Pedro Abramovay, diretor para a América Latina e o Caribe da Open Society Foundations, acompanhou 15 audiências de custódia realizadas durante uma tarde no fórum central do Rio de Janeiro. A partir delas, produziu o artigo “Banalidade do réu: um dia de observação das audiências de custódia”.

O artigo contém relatos e reflexões sobre as cenas observadas nessas audiências. Segundo o autor, ele procurava entender “se um mecanismo criado para a garantia de direitos produziria algum efeito na forma como as autoridades se relacionam com o réu”.

O texto aponta que, enquanto as audiências de custódia são um avanço significativo – segundo o CNJ, 8 mil pessoas deixaram de entrar no sistema carcerário em função de sua implementação – ainda há vários problemas relacionados a elas.

Clique para ler o artigo completo.

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa e o Ministério da Justiça também publicaram relatórios sobre audiências de custódia, em São Paulo e no Brasil, respectivamente. Confira:

Monitoramento das audiências de custódia em São Paulo

Implementação das audiências de custódia no Brasil: análise de experiências e recomendações de aprimoramento

Compartilhe

jul 28, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.