Ação civil que pede ensino noturno a mulheres presas terá novo julgamento

Ação civil que pede ensino noturno a mulheres presas terá novo julgamento

Será julgada no dia 7 de novembro a Ação Civil Pública que busca garantir oferta de ensino fundamental e médio no período noturno às mulheres presas na Penitenciária Feminina de Sant’Ana. A ação, assinada pela Defensoria Pública de São Paulo junto a outras organizações, incluindo o ITTC, foi negada em 2015; mas, após apelação, terá julgamento em segunda instância.

Segundo pesquisa realizada em março do ano passado por entidades da sociedade civil, 87,2% das mulheres presas em Sant’ana gostariam de estudar à noite. As aulas no período noturno seriam ideais considerando que a maioria dessas mulheres trabalha 8 horas por dia, durante a manhã e a tarde.

Foi lembrado, na audiência da primeira instância, que o ensino noturno já acontece em outras unidades, como a Penitenciária Feminina da Capital. A Administração Pública, no entanto, alega que a recusa em ampliar a oferta de ensino se justifica por questões de segurança.

Sendo conivente com a omissão da Administração, a decisão do primeiro julgamento, assinada pelo juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho da 1ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado, negou a ação alegando não encontrar justificativa na intervenção judicial, ignorando, assim, a demanda das mulheres presas e a denúncia subscrita por diversas organizações de defesa dos direitos humanos.

É de extrema importância que existam vagas suficientes para quem deseja estudar na prisão, em um período que seja adequado a essas pessoas. A educação de pessoas privadas de liberdade, além de trazer benefícios como a remição de pena, é um direito garantido na Constituição, na Lei de Execução Penal e em diversas normativas internacionais, como as Regras de Bangkok.

Além disso, em 2010 foi aprovada pelo Ministério da Educação a Resolução CNE/CEB nº 2/2010, que prevê no art. 3º que “a oferta de educação para jovens e adultos em estabelecimentos penais obedecerá às seguintes orientações: VII – contemplará o atendimento em todos os turnos”.

Compartilhe

nov 3, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.