HQ em Guarani Mbya: terceira versão da cartilha em quadrinhos sobre povos originários em conflito com a lei é lançada

Em julho de 2020 foi lançada a cartilha em quadrinhos “Os direitos das pessoas indígenas em conflito com a lei” em português e na língua Kaingang. Em agosto de 2021, uma nova versão  na língua Guarani Mbya é lançada.

Esse trabalho foi possível graças ao trabalho da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP), à tradução de Rodrigo Mariano – Kuaray, do povo Guarani Mbya, e à revisão de Joel Pereira.

A cartilha é ilustrada por Otto Mendes, cartunista e missionário do CIMI na região nordeste, e reúne importantes informações com o objetivo difundir os direitos já previstos em lei que são específicos de pessoas indígenas quando processadas pelo sistema de justiça criminal – acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade.

O texto foi originalmente elaborada em português por nós do Instituto Terra Trabalho e Cidania ITTC, pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), pelo Instituto das Irmãs da Santa Cruz (IISC), Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e pela Associação Juízes para a Democracia (AJD).

A nova versão da cartilha tem o propósito de fortalecer os direitos e interesses das comunidades Guarani de toda a Yvyrupa (território Guarani), aproximar a temática do encarceramento de povos originários e disponibilizar um material de apoio para as comunidades, familiares e apoiadores/as atuarem a partir de seus próprios contextos.

Elaborada a partir da Resolução nº 287 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  aprovada em 2019, é um instrumento que estabelece procedimentos para o tratamento das pessoas indígenas em conflito com a lei.

Dentre uma série de normativas, a Resolução salienta a necessidade de que tribunais cadastrem intérpretes indígenas das etnias presentes nas regiões bem como que ofereçam cursos de capacitação e atualização para servidores(as) da esfera jurídica e penitenciária considerando princípios de igualdade e não-discriminação. 

Confira aqui a HQ intitulada “Nhande kuery javya direitos reguá lei rupi”, versão em Guarani Mbya, que é a terceira edição deste trabalho.

Compartilhe

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.