Websérie documental “O Filho dos Outros” debate a redução da maioridade penal no Brasil

O Filho dos Outros é uma produção do Coletivo Rebento e traz para o meio civil o debate sobre a redução da maioridade penal e seus impactos

Com o reencaminhamento da PEC 171/1993 e a possibilidade da sua aprovação, o olhar sobre a efetividade dos sistemas socioeducativos, e também do sistema prisional, tornou-se mais atencioso. O que se vê, atualmente, é um discurso altamente punitivo e agressivo, que busca de todas as formas atingir populações em situação de vulnerabilidade e com difícil acesso a serviços públicos, como saúde, educação e transporte, que, em sua maioria, encontram-se precarizados.

webserie-documental-o-filho-dos-outros-debate-a-reducao-da-maioridade-penal-no-brasil

A reflexão sobre a estrutura social e os âmbitos nos quais a política de encarceramento chega antes mesmo de qualquer assistência básica ou garantia de direitos essenciais abre um panorama para entender quais os reais impactos da redução da maioridade penal.

Para o aprofundamento do tema, o ITTC recomenda a websérie documental O Filho dos Outros, produzida pelo Coletivo Rebento. A proposta da produção é enriquecer o debate sobre o assunto, aproximando o espectador e a espectadora das situações que adolescentes e jovens dentro dos centros socioeducativos são submetidos, mostrando que o discurso de impunidade, mesmo para o caso da internação de jovens, pouco juz faz à realidade.

A websérie conta com 4 episódios. O  primeiro deles, intitulado “Pea”, estreou no dia 22 de março e, a partir dessa data, cada episódio é liberado na página do Facebook e Youtube. Sinopses dos episódios:

Episódio 1 – Pea

Parte do Coletivo Rebento acompanhou a situação do sistema socioeducativo do Ceará marcado por rebeliões, denúncias de torturas e maus tratos contra os adolescentes internos. Entrevistamos especialistas, entidades de proteção à criança e ao adolescente e outras que acompanham a situação de perto. Entramos em algumas unidades mostrando uma situação degradante e a necessidade de repensar o modo de funcionamento do sistema.

Episódio 2 – Salmo 121

No segundo episódio acompanhamos a história de mães e ex-internos que passaram pela antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), atual Fundação Casa, e que contam a experiência da internação e os impactos sociais e psicológicos desse processo na vida dos jovens e de suas famílias.

Episódio 3 – Ovelha Negra

Este episódio discute a entrada de jovens e adolescentes no mundo do crime explorando as razões que levem eles a trilhar tais caminhos. Ao mesmo tempo em que contamos essas histórias por meio da trajetória de ex-internos, abordamos o processo de formação e expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atualmente domina um percentual importante dos presídios no Brasil.

Episódio 4 – Roda Gigante

Este episódio é uma imersão no universo da juventude de periferia que se encontra em rolezinhos, bailes funks e redes sociais e afirma sua identidade na produção cultural e seus modos de comportamento. Porém, apesar da sociedade consumir as músicas e os signos culturais que essa juventude produz, estes jovens são alvo de preconceito e criminalização.

Compartilhe

abr 6, 2017 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.