Artigo aborda a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas de drogas

Artigo aborda a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas de drogas

Foto: Dora Martins

A pesquisadora italiana Corina Giacomello publicou, no fim de setembro, um artigo sobre a perspectiva de gênero nas políticas de drogas.

O texto analisa o conteúdo da Resolução “Incorporação da perspectiva de gênero nas políticas e programas relacionados às drogas”, redigida originalmente pelo México e apresentada, com apoio da Costa Rica e do Brasil, na 59ª Comissão de Narcóticos da ONU (CND). O texto final foi aprovado pelos três países, seguidos pela Finlândia, Suécia, Austrália, Noruega, Uruguai, Colômbia, Argentina e Guatemala.

Corina aponta que a resolução defende medidas alternativas para mulheres grávidas e mães e a implementação das Regras de Bangkok, documento da ONU com diretrizes para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras.

Além disso, ela afirma que entre as tarefas que o documento designa aos Estados membros das Nações Unidas está “a inclusão da perspectiva de gênero nas pesquisas, políticas e programas de drogas dirigidos a mulheres e meninas; além da participação das mulheres e meninas, assim como da sociedade civil, na elaboração e implementação de todas as ações”.

No entanto, a pesquisadora ressalta que há limitações na resolução: “seu enfoque aponta as problemáticas que as mulheres enfrentam em relação às drogas, mas não se refere aos danos causados às mulheres pelas políticas de drogas”. Para ela, isso não impede que o conteúdo da resolução se traduza em propostas concretas com o objetivo de melhorar a vida das mulheres em relação às drogas e às políticas de drogas, em consonância com um movimento de reforma mais amplo.

Clique para ler o artigo completo (em espanhol).

Corina Giacomello foi a pesquisadora que desenvolveu o conceito do triplo sentenciamento de mulheres, explorado no  infográfico “Mulheres e tráfico de drogas” do ITTC.​ Acesse.

Compartilhe

out 13, 2016 | Artigos | 0 Comentários

Posts relacionados