Nota Pública de Repúdio à Violência Sexual nas Instituições de Ensino

Atualizado em 07/04/2015

Desde o final de 2014, têm ganhado destaque na mídia as denúncias de violência sexual que ocorrem de forma rotineira e silenciosa nas instituições de ensino. A partir dos relatos dos abusos sexuais e dos trotes humilhantes ocorridos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que revelou ser um espaço emblemático de violações combinadas com um acobertamento sistemático por parte da instituição, inúmeros outros casos de estupros e abusos sexuais perpetrados por alunos, professores e funcionários têm vindo à tona.

É importante enfatizar que a violência sexual nas instituições de ensino não é um mero reflexo dos crimes sexuais que já ocorrem em outros contextos. No caso da USP, a proporção de atos de violência sexual foi maior do que na cidade de São Paulo nos últimos três anos. Enquanto os ataques sexuais representaram 3,4% do universo dos crimes violentos registrados pela Universidade, esse número é de 1,54% na capital (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e Superintendência de Segurança da USP).

Até a instalação da “CPI das Universidades” na Assembleia Legislativa de São Paulo era baixo o número de “casos denunciados oficialmente” em decorrência do próprio esforço institucional para invisibilizar, silenciar e deslegitimar o problema. Além disso, a pouca quantidade de denúncias também se explica: primeiro, por não haver um conhecimento disseminado sobre o que constitui uma violência sexual, que pode, por exemplo, incluir situações com pessoas conhecidas ou mesmo com pessoas com quem se mantém algum tipo de relacionamento; segundo, por uma prática social de culpabilização, humilhação e perseguição da vítima por parte do corpo discente, docente e funcionári@s, que coíbe a denúncia de agressores; e, terceiro, pelo despreparo das instituições em lidar com situações de violência de gênero. A Pesquisa Nacional de Vitimização de 2012 aponta que casos de ofensas sexuais são denunciados em apenas 7,5% dos casos. Em comparação, roubos de carro são denunciados em 90% dos casos. Isso significa que o número de denúncias de violência sexual que existe hoje é cerca de 14 vezes menor do que o número de casos que efetivamente ocorreram.

O descaso das instituições frente às denúncias e a ausência de apoio às vítimas de violência sexual têm significado não apenas a perpetuação das violações de direitos humanos, mas também o maior agravamento da situação das vítimas. Não são poucos os casos em que as vítimas acabam desistindo de frequentar as instituições de ensino e finalizar seus cursos, ao passo que os agressores são contemplados com diplomas. Por essas razões, é urgente que sejam tomadas medidas que deem visibilidade a esses casos, promovam a responsabilização dos agressores, ofereçam apoio às vítimas e pensem em estratégias de prevenção de novos casos.

Sobre a violência sexual

O trabalho de prevenção à violência sexual perpassa a temática da violência de gênero: os casos de estupro ocorrem contra mulheres, homens que de alguma forma contestam estereótipos binários de gênero e sexualidade, homossexuais, mulheres transexuais, homens trans e travestis.

A existência de qualquer tipo de relacionamento afetivo-sexual com alguém não pressupõe obrigatoriedade em manter relações sexuais, sobretudo quando não há expresso consentimento das partes envolvidas.

O uso de substâncias lícitas ou ilícitas, ministradas de forma voluntária ou criminosa, não pode ser alegado para culpabilizar a vítima de abuso sexual e/ou justificar a ação do agressor. Manter relações sexuais com alguém em situação de consciência alterada representa uma relação não consensual e, portanto, um caso de estupro de vulnerável, encontrando tipificação específica no Código Penal.

A violência sexual dentro e fora do campus não é pontual e ocorre sistematicamente como uma violência de gênero. Assim, o trote não é um contexto isolado de violência, mas de exacerbação de violências já existentes no meio social, tanto de gênero, como de cunho racista e homofóbico. Nesse sentido, para além do processo judicial criminal dos agressores, cabe às instituições de ensino adotarem medidas de prevenção e de apoio às vítimas. A abstenção da instituição, ao invés de zelar pela sua imagem, demonstra cumplicidade com as agressões e com os agressores, bem como contribui para a perpetuação da cultura machista de culpabilização das vítimas.

Propostas

Para a devida apuração dos casos de violência sexual nas instituições, é necessário que existam órgãos independentes que recebam as denúncias com imparcialidade, acessibilidade, anonimato, dando orientações, apoio e proteção às vítimas. Deve ser garantida, ainda, assistência médica e psicológica, com acompanhamento especializado.

Os procedimentos de sindicância e suas sanções devem ser claros, o direito de participação das vítimas e respectiv@s representantes legais deve ser assegurado e a tramitação do processo administrativo deve ser célere. Visto que um dos estudantes da FMUSP acusado de estupro responde a processo administrativo desde o início de 2012 e está em vias de colar grau no próximo dia 14 de abril, exigimos uma pronta resposta da USP de modo a impedir a colação de grau até o resultado definitivo do processo administrativo disciplinar. Em qualquer caso, uma vez dado amplo direito de defesa e constatado dolo, nenhuma instituição pode permitir o livro exercício da medicina por parte de violadores de direitos humanos.

Ressaltamos, ainda, a importância do desenvolvimento de trabalhos integrados de atenção, orientação e apoio humanizados à vítima e a familiares, por parte das instituições de ensino, no sentido de prevenir novos casos. A mobilização não pode ter como fim a mera criminalização dos agressores, sendo relevante pontuar que o cárcere representa um espaço que potencializa as violências, principalmente as de gênero, não constituindo assim uma instituição de caráter educativo ou restaurativo.

No tocante à prevenção, deve ser promovida a formação dentro das instituições de ensino, incluindo discentes, docentes e funcionári@s, nas dependências das instituições sobre como proceder em caso de violência de gênero, esclarecendo questões de preconceito e discriminação. Além disso, acolher, valorizar e estar atent@ às declarações da vítima sem culpabilizá-la.

Por outro lado, entendemos que segurança refere-se principalmente à estrutura dos campi, nos quais devem ser executadas medidas contínuas de preservação com foco nas pessoas como a implementação de iluminação, poda de árvore etc.

É fundamental criar medidas educativas baseadas no entendimento de que a vítima não deve ter seu comportamento alterado ou reprimido para “evitar” o estupro ou “se proteger” do agressor, vez que é o comportamento do agressor que deve ser alterado.

As entidades e pessoas que assinam a presente nota reiteram seu compromisso de atuar pela erradicação da violência de gênero nas Instituições de Ensino e em todos os espaços.

Convocamos a tod@s para a entrega da presente carta à FMUSP, na Av. Dr. Arnaldo no dia 07 de abril às 12h.

Subscrevem a presente nota,

Adrián Pablo Fanjul – Professor da USP

Alexandre Villaboim

Allan Gomes de Lorena – Sanitarista

Amanda Proetti – Jornalista

APROPUCSP – Associação dos Professores da PUCSP

Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular

André Clug Bastos Gama – Analista de Sistemas

André Caramante – Jornalista

Aline Queiroz de Souza – Especialista Ambiental da SMA

Alex Azevedo

Alexandre Marcati

Amanda Camargo

Amanda De Sordi

Amanda raminholuz

Ana Ana Amorim

Ana Carolina de Paula

Ana Luísa Rigolin

Ana Luiza Voltolini

Andre Baliera

André Luiz Santos Rodrigues

Andressa Ireland

Andrey Pereira Brito

Anna Alice Rangel

Anna Beatriz Piccolo

Anna Cláudia Varani

Adriane Catão

Agda Vaz Batirta

Alexandre Alves Pinheiro

Alexandre Pereira Cruce

Alexandre Yugo Yanato

Alfredo Almeida Pina de Oliveira

Aline Kawassaki

Aline T. L. Anjos

Amanda Alves de Almeida

Amanda Alves Silva

Amanda Regina

Ana Beatriz Pio

Ana Cristina F. Souto

Ana Frank

Ana Luiza Pires da Cunha

Ana Paula de Oliveira

Ana Paula Moreto

Anderson Kevin Neves dos Santos

Andre Benedito

André Belizário

Andrezza Prado de Brito

Antonio Vinicius de Oliveira

Ariadne de Matos Pereira

Arlete Cristina F. Souza

Artur Quadros Schimit

Augusto Ribeiro Silva

Augusto Vilares

Anna Flavia Murata

Ana Paula de Lima

Annie Hsiou

Antonio Carlos Rodrigues

Rodrigues

Antonio Richard Carias

Antonio Rodrigues Belon

Ariadne Ayres

Ariadne Torres

Armando Manoel

Artur Quadros Schimit

Augusto Malaman

Augusto Matheus

Antônio Ernani Pedroso Calhao – Advogado e Professor Universitário

Amelinha Teles – União de Mulheres de São Paulo

Alessandra Amaral Andrade – Professora

Ana Beatriz de Oliveira Souza – Marcha Mundial de Mulheres

Ana Maria dos Santos

Ariane Gonçalves – MP

Ananda Melo King – Antropóloga

Anderson Lobo – Advogado

Andréa Vettorassi – Professora UNAERP

Ana Helena Ithamar Passos – Professora UNICASTELO

André Belizário – Produtor Musical

Angela Martins Baeder

Anna Claudia Vieira Santos

ABREC – Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico

Antonio Dimas Galvão – Coordenador de Projetos e Formação da CESE

Antonio Ribeiro de Almeida Jr. – Professor Esalq/USP

Arlete Moysés Rodrigues – UNICAMP – Professora livre-docente aposentada

Artur Machado Scavone – Jornalista

Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e Juventude ASBRAD

Bia Abramides – Professora da PUCSP e diretora da APROPUCSP

Blog Negro Belchior – Carta Capital

Bartolomeu Marinho da Costa – aposentado

Beatriz Ayres de Matos – estudante

Breno Henrique Selmine Matrangolo

Bruno do Nascimento Prates Araujo – Assistente Administrativo

Beatriz Rodrigues Sanchez

Beatriz da Silva

Beatriz Fonseca

Beatriz Nogueira Afonso

Brenda d. Shmeidt

Isabela Cunha

Isabela Delmanto Prado – Advogada

Beth Kaiowá

Bianca Brigati

Bianca Campanini

Bianca M. Vieira

Binah Ire Vieira Marcellino

Bruna Danielle Madeira Araujo

Bruna Fernandes

Bruna Neves Barbosa

Bruna Wagner

Bruno Lacerda Zanatto

Camila Sombra Muiños de Andrade

Carla Borges – Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo

Carlos Botazzo – Professor da FSP/USP

Carlos Miranda Oliveira de Jesus – Advogado

Carlos Eduardo Pinto Procópio – Professor IFSP

Carmem Lúcia Rodrigues – Professora do Departamento de Direito e Humanidades na UFRRJ

Catharina Santos Lima – Arquiteta

Centro Acadêmico XI de Agosto

Centro de Direitos Humanos de Palmas CDHP

Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS)

Centro de Educação e Assessoria Popular – CEDAP CNPJ: 58.374.869.0001-86

Centro das Mulheres do Cabo

Célia Benvenho – Professora da UNIOEST

Chaia Dechen dos Reis

Cesar Antonio Alves Cordaro – Comissão da Memória e Verdade de São Paulo

Cibele Neder – Coordenação da Área Técnica de Saúde Mental, Alcóol e outras drogas

Cibele Monteiro da Silva

Cilaine Alves Cunha – Professora FFLCH/USP

Cláudia Barros Bernardi – Médica e prof. da PUC de Campinas

Cláudia Vianna – Professora da FE/USP

Coletivo Caleidoscópio – IFSP

Coletivo de Mulheres Matilde Magrassi

Comitê Paulista Paulista pela Memória, Verdade e Justiça – CPMVJ

Comissão de Direito Humanos do Sindicato dos Advogados

Coletivo Feminista Dandara – Direito USP

Cristiane Alves Quirino

Coletivo Precisamos Falar Sobre Machismo

Camila Pinheiro

Camila Yuri Miyasato

Candido Rito

Carla Martins

Carmen Lira

Carol Melo

Carol Ribeirinha

Carolina Bagnara

Carolina Bullara

Carolina Domingues

Carolina Gimenes da Silva

Carolina Paes

Caroline Carmona

Caroline de Lima Vargas

Cassia Regina Ribeiro

Cecilia Ferreira

Cecilia Fonseca

Celia Alldridge

Caio Leonel Oliveira Rosa

Camila Pilon Ceccon

Carla Pedrosa Correia

Carla Vitória O. Barbosa

Caroline Fernandes

Caroline Flafesbaum Moll

Caroline Harumy

Cássia do N. S. B. Chagas

Catarina Machado Figueiredo

Cely Regina Batista Lessa

Cesar M. Ciccone

Chapa Manifesta!

Charles Tchakmakian

Cristiane V. Mello

Cristiane V. Mello

Christian Fernando Ribeiro Guimarães

Cilena Silva

Clarisse de Almeida

Cláudia de Azevedo Aguiar

Claudia Silva

Cristiane Araújo da Silva – Esteticista

Daiane dos Santos Gusmão – Gerente de planejamento

Daniele Casagrande – Administradora

Daniela Silveira Rozados da Silva – Doutora em Psicologia – USP

Danilo Uler Corregliano – Advogado

Dalila Eugenia Maranhão Dias Figueiredo – advogada – OAB SP 102424

Deise Lilian Lima Martins – Advogada

Daniela Silva

Danielle Bohnen

Dayana Coelho Souza

Débora Nascimento Ananias

Débora Yamamoto

Denise Peregrino

Dessirêe Duque

Dimitri François

Deborah Monteiro

Daniel Imbassahy

Daniel Sousa Bacelar

Daniela Gusmão

Daniela Silva Santos

Drielli Fuentes Rufino

Danilo Cesar Fiore

Davi J S Guimarães

Dayana Leanos

Dayane Santos Nascimento

Dorothy Hiroko Myaani

Diana Chao Decock – Professora da PUC Paraná

Edna Costa – Frente Feminista de Ribeirão Preto

Eduardo Cristian Ferreira Lima – Advogado

Elton Corbanezi – Doutorando em Sociologia, Unicamp.

Elisabeth Meloni Vieira – Faculdade de Medicina da USP de R. Preto

Elisabetta Santoro – Professora da FFLCH/USP

Erica Meireles – Estudante de Direito da FD/USP

Elizabeth Araújo Lima – Professora do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP

Edna Martins

Eduardo Nogueira

Eliane Martiniano de Souza

Eliezer de Abreu Cunha

Elis Regina de Camargo

Emanuel de A. Marques

Erica Santos Pereira

Erika Gakiya

Ewerton Rudnei Rodrigues

Eduardo de Aquino Giuliano

Edwiges Rabello de Lima

Ellen Zanelato

Elvira Riba Hernández

Emi Koide Guarani Kaiowá

Emmanuel Ponte

Ester Álvarez Guillén

Esther Luciano

Evelina Ebert

Fabiana Cristina Severi – Professora da FDRP-USP

Fabiano Alcântara de Lima – Analista de sistemas

Fernando Baccar Miotto – Estudante

Fernanda de Moraes – Assistente Social representante do Comitê Estadual LGBT, da ANTRA

Filipe Guarnierie – Estudante

Flavia Sayuri Hikari – Analista de Planejamento

Fernanda de Moraes – Assistente Social representante do Comitê Estadual LGBT, da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais) e do Instituto Aphroditte/SP

Fernanda Sales Cassain – Estudante de medicina da Unicamp

Flávio Roberto Batista – Prof. da Faculdade de Direito da USP

Fabiana dos Reis Marchiori

Fhabiane de Souza Marques

Fabiene de Moraes Vasconcelos

Fabio Rosa Domingues

Felipe Augusto Ferreira

Felipe Devitto

Felipe Dias Gonçalves

Felipe Scalisa Oliveira

Felipe Valino

Felipe Yarid

Fernanda Cimino Blumtritt

Fernanda Dalavale Tozatto

Fernanda Pinheiro

Fernando Martins

Fabiana de Melo

Fabiano Leal

Fabio Santos Souza

Felipe Barbosa de Souza

Felipe Branco

Felipe Grinberg

Fernando Analeto

Francisca Alves Rodrigues

Franz Ever Quelty Rada

Francisco David Rodrigues

Gabriel Elias Corrêa de Oliveira – Médico formado pela FMUSP

Gabriela Cunha Ferraz – Advogada

Gabriel Ferreira Pires da Costa Fernandes – Estudante

Gabriella Miranda Fernandes – Estudante

Gabriela Maria Leme Trivellato – ESALQ/USP

Gabriella Neves Cury – Estudante de medicina da FMRP

Gabriel Jesus

Gabriela Bandeira

Gabriela Lara da Cruz

Gabriela Maria de Souza

Gabrielle Lei Polizzelli

Gaby Ciurcio

Gae Breyton

Geisy Suet

Giovanna Imperatore

Giovanna Cavicchioli

Gisele Queiroz

Glauce Galavoti

Gabriel de Souza Lima

Gabriel de Souza Secco

Gabriel Henrique Risso

Gabriela Cesar

Gabriela Ramalho da Silva

Giovanna de Souza Cavicchioli

Giulia Bressane

Glaspaina Esturi

Glaucia de Souza Silva

Guilherme Andres F. da C. Balzarini

Guilherme Freixo

Guilherme Henrique Camilo da Silva

Gustavo H. Sena Prisco

Gustavo Fernandes Ferreira

Gustavo Venturi – Prof. Sociologia – FFLCH USP

Gustavo Shinji Inoue

GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual

GAP – Grupo de Apoio ao Primeiranista – FCMS/PUCSP

Geni – Grupo feminista da FMUSP

Géssica Brandino Gonçalves – jornalista

GepIN-Psi – Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade

Libertação/ Pós-Graduação Psicologia – PUC-Campinas

GMarx – Grupo de estudos marxistas da USP – Grupo de pesquisa da Faculdade de Direito da

USP Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo

GT Contra Assédios na Pós Graduação – APG/USP-Capital

Guilherme Boulos – Filósofo

Helder Garmes – Professor da FFLCH/USP

Henrique Kenzo Uehara – Estudante

Henrique Emanuel Marques Silva

Heloisa Buarque de Almeida – Departamento de Antropologia – FFLCH – USP

Helton “Bastos” de Souza – mestre pela Faculdade de Saúde Pública-USP e conselheiro municipal da saúde – Osasco.

Hannah Caroline Evangelista

Helena Corvini

Helena Regina Lobo da Costa – Advogada

Heloisa Carvalho

Hellen Almeida

Helen Graciane R Machado

Helena Comanês Adriano

Helena Dantas Parra

Hellen Cristina de Almeida Barreto

Henrique Emanuel Marques Silva

Iara Maria Matos Guimarães – advogada

Isabela Cristina Coev Hornos – Advogada

Igor Ramos Gonçalves

Ingrid Beatriz Lizas

Ingrid Dantas Gomes

Isabelle Taina Simões

ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania

Iolanda Toshie Ide – Profª aposentada da UNESP e militante da Marcha Mundial das Mulheres

Ivan A. Seixas – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Ingrid Woerle de Souza

Irmah Lima

Isabella Di Giovanni

Isabella Gonçalves Ferreira

Ismael DA Silva Souza

Jacira Vieira de Melo – Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos

Jamille de Souza Nunes

João Adolfo Hansen – Professor Titular Aposentado da FFLCH/USP

Jorge Luiz Souto-Maior – Juiz de Direito e prof. da FD/USP

José Ruben de Alcântara Bonfim – Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde

José Maria de Almeida – Presidente Nacional do PSTU

João Alves de Souza Neto

Joice Ellen Zaparolli Voutilainen

Julia Pereira Rezende

Juliana Bastos Araujo da Fonseca – Estudante

Juliana Costa Lallo – Administradora

Juliana Sousa – Web Designer

Júlio Assis Simões – professor da FFLCH-USP

Jane Barberino Xavier

Janio Melo Jr.

Jefferson Nascimento

Jessica da Mata

Jessica Oliveira

Jessica Vitorino

João Custódio

João Gabriel Mansano

Johnny Goncalves

Josefina da Silva Santos

Joyce Ferreira Mussolini

Juli Gomes

Júlia Benare

Júlia C. L.

Julia Libório

Julia Medeiros

Julia Peres

Juliana Piesco

Juliana Silva Pasqua

Juliane Fernandes

Jaqueline Oliveira

Jorge Kayado

Josemildo Francisco

Jucelino Pereira

Jessica Gonçalves Santos

Jessica Zieni Silva

João Pedro A. P

João Pedro d. Azevedo

João Vitor L. Daré

Jonas J Santos

Jordana da Silva Pessoa

Jorge Kayado

Josemildo Francisco

Jucelino Pereira

Juliana Januário

Juventud Socialista Cusco

Juntas – Coletivo feminista do PSOL

Juntos – Coletivo de juventude do PSOL

Karina Morelli – Médica/Unifesp

Karina Quintanilha Ferreira

Katia Motokashi Okada – Analista de Planejamento

Kelly Gonçalves Lima – Advogada – OAB 29127

Katleen Amazonas

Kelli Ramos

Ketty Valencio

Kippel Branding

Kaio Felipe de Queiroz Padilha

Karina Almeida Lima

Karina Lopes de Souza

Karine Silveira

Katia Keijo Kitaguti

Kauê Matsumoto Silva

Keity Maria Merci

Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/Esalq/USP

Larissa Costa – Marcha Mundial das Mulheres MG

Laryssa Sant’Ana Nakabayashi – Estudante

Laymert Garcia dos Santos – Professor Titular Aposentado da Unicamp

Levante Popular da Juventude

Léa Tosold – doutoranda do Departamento de Ciência Política da USP

Liconln Secco – Professor da FFLCH/USP

Liliane Braz – Economista

Laura Pistarini Teixeira Nunes

Luana Piveta de Moura Luz

Luzia de Cassia Barbosa Soares

Luamar Oliveira – Enfermeira

Lucas Machado de Araújo – Auxiliar de Inspeção

Lucia Sestokas – Internacionalista

Lucyan Shimanoto – Estudante

Luciana Maria de Lima Leme

Luís Fernando Tófoli – Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria

Luis Arruda – advogado e militante por direitos humanos com foco em direitos LGBT

Luisa Weichert – Diretora do Centro Acadêmico XI de Agosto

Luiz Renato Martins – Prof. da ECA/USP e membro do Sintusp

Luiza Ribeiro – Estudante de medicina da FMUSP

Luiza Tronccoli – Estudante da FFLCH/USP

Laíza Akira

Laíza Santana Oliveira

Laleska Walder

Lara Morina Pampulini

Lari Zaqueo

Larissa Dunlop

Larissa Pedreira Iten Figueredo

Laura Pistarini

Leticia Fonseca da Silva

Leticia Grappi

Leticia Pereira de Souza

Leticia Pollo de Oliveira

Lia Keller

Lina Maria Lorenzon Sibar

Lissandra Scarante

Livia Cadete

Lívia de Lucas

Livia Ismael Nascimento

Lívia Prado Martins

Lorrayne Santos

Luciana Zaffalon

Luís Arruda

Luís Fernando Ossani

Luis Otávio Silva Pincigher

Luisa Gomes

Luiz Henrique Bueno

Luiza De Carli

Luiza Monteiro Areas

Luzia Sanches Dias

Laila Sampaio

Lanay Cristina dos Santos Dantas

Larissa Araujo

Larissa Bachini

Larissa Nogueira

Larissa Pavoni Rodrigues

Leonardo B. Campos

Leonardo Vassello

Lia Ferreira

Lilian dos Reis Vidal

Lucas Alves de Paiva

Lucas B. Alves Farias

Lucas Freitas Nari dos Santos

Lucas Kido

Lucas Pereira Bastos

Lucas Rodrigues Bernardes

Luciana Rodrigues

Luiz Carlos F. da Silva Junior

Luma Fernandes da Costa

Luzia de Cassia Barbosa Soares

Mães pela Diversidade do Estado de São Paulo

Mayara Gonçalves

Magda Santana – Administradora de Empresas

Maria de Albuquerque Costa – Costureira

Maria Laura Coradete Sabino – Estudante

Maria Luiza Gorga – Advogada

Marlene de Albuquerque Costa – Vendedora

Melina Luri Rodrigues Miyagui – Estudante

Marcelo José de Souza e Silva – Professor

Marcela Cristina Oliveira – Analista de Planejamento

Marcha Mundial das Mulheres

Márcio Lambais – Professor da ESALQ/USP

Marco Akerman – Professor da FSP/USP

Marco Aurélio Purini Belém – Advogado

Marcus Orione – Juiz de Direito e Prof. na FD/USP

Maria Angélica Penatti Pipitone – Professora da ESALQ/USP

Maria Júlia Montero – Bacharel em Letras pela FFLCH/USP e militante da Marcha Mundial das Mulheres.

Maria Patrícia Tarasco – Professora

Maria Amélia de Almeida Teles

Maria Cristina Pereira Lima – Programa de PG em Saúde Coletiva – Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP

Marcia Tiemi Saito – estudante de doutorado do Programa Interunidades em Ensino de Ciências

Márcia Rezende de Oliveira – Professora IFSP

Mariane Fernandes

Mayara Gonçalves

Mariana Varela Camara – Estudante de Ciências Sociais

Marilia Sposito – FEUSP

Maíra Guedes – Militante do núcleo Negra Zeferina da MMM/BA

Maurice Politi – Ativista de Direitos Humanos

Michael Mary Nolan – Advogada

Monique Hulshof – Professora UFABC

Maglaine Zoz

Maíra Mee

Maira Pyhtô

Marcel J. P. Miranda

Marcelo Lopes Perassolo

Marcelo Mamute

Márcia Balades

Marcia Feitoza

Marcia H. Golz

Marcia Shimae

Marcos Guilherme dos Santos

Marcos Vinícius de Carvalho

Marcy Mendonça

Margareth Rago

Maria Antonieta Figueiredo

Maria Clara

Maria Cristina de Souza

Maria de Lourdes Lose

Maria Eugênia Perez Calixto

Maria Fernanda Mello

Marilene M. Marhis

Maria Ludlania

Maria Mercedes

Maria Pereira

Maria Rachel Pinto

Maria Salete Magnoni

Maria Victoria Schara

Mariana Alves

Mariana de Castro Abreu

Mariana Lorenzi

Mariana Souza Ferreira

Mariane de Oliveira Fernandes

Marília Diogo

Marina Bagnara Fernandes

Marina Parizi

Marina Souza Pikman – Estudante de medicina

Marina Torres

Marina Ganzarolli

Marjory Martins

Marta Cruz

Magda Ribeiro

Manuella Barboza Chagas

Marcos Boulos

Marcos Felipe B. Ferreira

Maria Aparecida da P. Broz

Maria Renata M. Costa

Mariana de Luna Cruz

Mariana Eliza

Marilu Cabanas

Marlene Pereira Salgado

Matheus Henrique M.M e Silva

Mayara Gonçalves de Moura

Melissa Martins

Mikaele Caroline B. da Silva

Michele Eichelberger

Miguel Leonel dos Santos

Mozart Bezerra Alves Filho

Murilo Costa Lallo – Escrevente

Canto Geral – coletivo Direito USP

MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto

Naiara Aguilera Soares, militante do Levante Popular da Juventude e Estudante de Comunicação Social-relações públicas da UNEB (Universidade Estadual da Bahia)

Nicolau Bruno de Almeida Leonel – Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Meios e Processos Audiovisuais/ Escola de Comunicação e Artes USP

Nicolli de Medeiros

NEAM – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista

Pós em Serviço Social-PUCSP

Natália Jardim Boaro – Estudante

Nara Macedo

Natasha Rivera – Publicitária

Nathana Raissa – Jornalista

Neuza Vollet

Nair do nascimento

Natalia Padula

Nathalia de Lima Souza

Níbia C. Nobre

Nicoli de Medeiros

Noeme de F. O. Sáfady

Núcleo de Mulheres de Relações Internacionais USP

Núcleo de Preservação da Memória Política

Núcleo Negra Zeferina da Marcha Mundial das Mulheres de Salvador/BA

Nick Benvenuto Labes – Estudante

Nilce Satiyo Takara Uehara – Comerciante

Observatório da Juventude da Região Belém

Observatório da Juventude da Zona Norte

Oriowaldo Queda – Professor aposentado ESALQ/USP

Ofelia Peres

Ohana Sousa

Olivia Abumanssur

Olivia Montero

Ozani Martiriano

Pablo Biondi – Advogado e doutorando (USP)

Paulo Lotti – Advogado

Paula Benites

Paulo Henrique

Paulo Roberto Stockler

Paula Corrêa Silveira

Paula Wyila Aleixo Neto

Paulo César de A. Carvalhal

Pedro Castilho Cardoso

Pedro H. Calsamara

Pietro Morgado

Polion Barboza de S. Pereira

Priscila Galvão Povoa

Priscila Bellini

Priscila Cavalcanti

Pedro Bocca – militante da Consulta Popular

Pedro Victor Ferreira de Araújo Queiroz – Estudante

Pedro Estevam da Rocha Pomar – Jornalista, membro do CPMVJ

Philipi Caselatto Narciso de Abreu Lopes – instrutor de idiomas

Petronio Omar Querino Tavares – Presidente Instituto Brasileiro Pró-cidadania

Phamela Roberta Varandas Godoy – Estudante

Prof. Áquilas Nogueira Mendes – Faculdade de Saúde Pública/USP e PUC-SP

Prof. Dr. George Bernard Sperber – Professor aposentado da Área de Alemão da FFLCH da USP

Rachel Moreno – Observatório da Mulher

Raquel da Cruz Lima – Advogada

Raquel S. L. Guzzo – Professora PUC Campinas

Rafael Alves da Silva – Pesquisador do Depto. de Sociologia da Unicamp

Raphael Ferraro de Gusmão – Estudante

Renan Moutropoulos Costa – Estudante

Renata Gavioli – Estudante

Rosalina Aparecida Polhing – Cabeleireira

Raul Isidoro Pereira – Arquiteto

Renan Quinalha – Advogado e ativista de Direitos Humanos

Ricardo Buratino Félix

Ricardo Campello – Sociólogo

Ricardo Kobayaski – Professor

Ricardo Musse – Professor da FFLCH/USP

Rita de Cássia Paula Mendes

Rodolfo Furlan Damiano – Estudante de Medicina da PUC São Paulo

Rosângela Caetano – Professora Adjunta/Instituto de Medicina Social-UERJ

Roseane Ribeiro Arévalo – Marcha Mundial de Mulheres

Roseli B. Torres – Pesquisadora CientÍfica – Herbário IAC – Campinas – SP

Rosimary Matias dos Santos Filho – Psicóloga

Rute Alonso – Presidente da União de Mulheres de São Paulo

Rachel Juraski

Rafael de Oliveira Barizan

Rafaela Bardini

Ramon Koelle

Rapha Munhoz

Raquel Lima

Raquel Reis Fernandes

Raquel Veloso Guimarães

Ricardo Campello

Rodrigo Brusco

Rachel H. Secco

Rafael dos S. Renosta

Rafaela Garrido

Raimunda S. de Oliveira

Raíssa Haddock Lobo

Raphael Santiago Germano

Raquel Nascimento

Rebeca Alcantâra Silva

Renata Marques Agostinho

Richard Tahara

Roberto Vieira

Rodrigo Leme de Vasconcelos Shmit

Rodrigo Machado

Rosana Fogoni

Ruth Alexandre P. Montana

Vereador Toninho Vespoli – PSOL

Sabrina Takamoto – Administradora

Samara Peixoto – Assistente de Departamento Pessoal

Sergio Yuzen Uehara – Comerciante

Silvana Moura de Almeida Calhao – Empresária

SOS Ação Mulher e Família – Campinas/SP

Sônia Regina Martins – Professora de IFSP

Stella Senra – Professora

Suzi Frankl Sperber – docente UNICAMP

Sabrina Ferigato

Sabrina Galatti

Samantha Nascimento

Sandra Regina

São Pedro Theodoro

Sidney Santana Martin

Suelen Bazoni Barbosa

Sandra Cristina Campos Denzin

Sandra Pedroso

Sara Freitas

Sarah Regina de Souza

Sheila Soares

Silvana Jos

Silvia Regina Simonato Sada

Simone Cortez

Sinval Gama

Sofia Lotti Carvalho Dias

Solluan Marçal

Stella Boreggio Machado

Surrailly Fernandes Youssef

Tamiris da Silva Cantares

Tatiana Amorim Batista de Lacerda – Professora

Thana Mara de Souza – Professora do Departamento de Filosofia da UFES

Thais Silveira Paiva Pereira – Estudante

Thalita Breda de Souza – Estudante

Thiago Forte Sepúlveda – Analista de Planejamento

Thiago Samuel dos Santos Oliveira – Estudante

Tarcísio de Paula Pinto

Thais Machado Dias – Médica/Unicamp

Thamíris Evaristo Molitor – mestranda em direitos humanos na FDUSP e estagiária no NUDEM-SP

Tales Fontana

Talitha Iamamoto

Tathiana Bagatini

Tatiane Langone

Teresa Cristina Toledo Cipro

Thaís Assumpção

Thais Behar

Tiago Hummel da Fonseca

Tina Bastos

Tita Rocha

Tassio A Costa

Tatiana Aparecida Francisco

Thais Alves Teixeira

Thais Ap. Assunção dos Santos

Thaís Yuki Sonoki

Thamires B. Cerqueira

Thiago Perellon Romano

Toninho Sá Guimarães

União de Mulheres de São Paulo

UNEAFRO – Brasil

Vanessa Aguiar Lopes Carrera – Bachareal – Mediadora

Vera Pallamin – arquiteta

Veronica Cristina de Araújo Souza – Psicóloga

Verônica Pontes – administradora

Victor Eduardo Chenche – estudante

Vinicius Primazzi Monteiro – estudante

Vivian Holzhacker – Advogada

Viviane Monteiro Silva Kupriyanov – Bióloga – IB/USP

Viviane Gomes D’Almeida

Viviane Cantarelli

Vladimir Sacchetta – Jornalista e Editor

Vera Paiva – Professora do IP/USP

Vanda Nunes

Vanessa Fernandes Santos

Vanessa Sanches Dias

Vinícius Todorov

Vivi Bortolotti

Viviane Letayf

Viviane Balbuglio

Vanessa Lima Freire

Vera Nogueira

Victor Menotti

Victor Nakaya

Victor Ogihora Kamimura

Victoria Nascimento

Vinicius de Paula

Vinicius Kin Matzudo

Vinicius de Paula Raznev

Vitor Augusto Nogueira

Viviane Camargo

Wilson Honório

Winnie Lo, militante do Levante Popular da Juventude e estudante da ESALQ/USP

Wellington Rafael Luis da Silva

William Marques Generoso

Yago Dórea

Yandra Menezes Guedes

Yulla Knaus

Zilanda Silva Abreu

ASSINE A PETIÇÃO:

https://secure.avaaz.org/po/petition/ITTC_Instituto_Terra_Trabalho_e_Cidadania_Nota_de_Repudio_para_protecao_das_vitimas_de_violencia_sexual_na_FMUSP/?nXvXFib

Compartilhe

abr 1, 2015 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados