Implementação da Agenda Municipal para Justiça Criminal é discutida em 28 municípios

No último dia 30 de maio, o Programa Justiça Sem Muros, do ITTC, realizou a oficina “Políticas Municipais e Justiça Criminal” em parceria com o Projeto Redes. O evento foi um desdobramento do seminário internacional “Audiência de Custódia, cuidado e inserção social na prevenção do encarceramento e do uso de drogas”, que aconteceu no fórum da Barra Funda, em São Paulo.

Apresentação da Agenda Municipal para Justiça Criminal |Foto: Ana Luiza Voltolini Uwai

Apresentação da Agenda Municipal para Justiça Criminal | Foto: Ana Luiza Voltolini Uwai

A oficina contou com a presença de 28 articuladoras e articuladores do Projeto Redes que, tendo como base a Agenda Municipal para a Justiça Criminal do ITTC, discutiram as possibilidades de ações para implementar as propostas do documento nos municípios em que atuam, tendo em vista articular cada vez mais uma intersetorialidade nas atividades.

O Projeto REDES é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Desde 2014, o projeto visa integrar, em mais de 50 municípios, diferentes áreas a fim de trabalhar por políticas  públicas que levem em consideração “saúde, prevenção, segurança, proteção e inclusão social” na atenção a pessoas em sofrimento decorrente do abuso de crack, álcool e outras drogas.

Agentes Municipais | Foto: Ana Luiza Voltolini Uwai

Equipe do Programa Justiça Sem Muros apresenta propostas da Agenda  | Foto: Ana Luiza Voltolini Uwai

Neste primeiro momento foi possível discutir as diversas situações que envolvem a pessoa  em contato com a justiça criminal. Fizeram parte da discussão sugestões como a incorporação de mediação de conflitos e justiça restaurativa, o desenvolvimento de fóruns e seminários voltados às pessoas que trabalham na Rede, entre outras propostas de potencializar a Agenda Municipal e, consequentemente, os serviços municipais.

———————

Para saber mais sobre a Agenda Municipal para Justiça Criminal acesse: http://bit.ly/agendamunicipal

Compartilhe

jun 9, 2017 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados