Após mobilização da sociedade civil, Bolsonaro assina medida provisória para manutenção de servidores da DPU

Após pressão da sociedade civil perante o possível fechamento de 43 unidades Defensoria Pública da União (DPU), o atual presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira, 18 de junho, uma Medida Provisória que garante a manutenção dos e das funcionárias do órgão.

Mais de 350 entidades da sociedade civil, entre elas o ITTC, se mobilizaram pedindo que o Governo revisse a decisão de retirar 63% de servidores e servidoras de seus postos. Na Carta Nacional de apoio à DPU (disponível aqui), as organizações e movimentos sociais salientaram o impacto que o fechamento de mais da metade das Defensorias Públicas da União teria na população, já que, só em 2018 o órgão foi responsável pelo atendimento de quase 2 milhões de pessoas.

A DPU provê assistência jurídica gratuita para toda a população, principalmente pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade econômica e social. A Medida Provisória garante esse direito pelo menos até a aprovação do PL 7.922/14, que cria um quadro de pessoas servidoras próprio para a DPU.

Confira a Carta e as entidades signatárias

Saiba mais:
Nota da Assessoria de Comunicação da DPU
Nota do ITTC em apoio à Defensoria Pública da União

Compartilhe

jul 19, 2019 | Artigos, Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.