Especialistas latino-americanos discutem em São Paulo as humilhações que sofrem aqueles que visitam presos

A revista realizada em presídios é uma rotina de praxe que precede as visitas dos familiares em unidades de privação de liberdade em todo o território nacional. Também conhecida como “revista vexatória”, ela consiste em uma revista extremamente humilhante, como obrigação de tirar a roupa e ter órgãos genitais revistados sob pretexto de barrar a entrada de drogas e celulares nas cadeias. Sobre o tema, a Rede Justiça Criminal e parceiros realizam no dia 28 de outubro, um seminário latino-americano com o objetivo de traçar estratégias para combater essa prática.

Seminário Revista Vexatória_02_peq(1)

O encontro é aberto as atividades acontecem na AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), Centro de São Paulo. “Pelo Fim da Revista Vexatória: Diagnósticos e Estratégias” é organizado pela Rede de Justiça criminal e parceiros, com apoio do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e da AASP.

“A revista vexatória isola o preso. Os parentes que passam por essa humilhação se afastam. Os próprios presos pedem que suas mães, filhas e esposas deixem de visitá-los para evitar passar por essa prática humilhante e abusiva”, diz o advogado Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça da Conectas. “Essa é uma realidade de muitos países da América Latina, infelizmente. É importante que o combate a essa prática odiosa seja feito regionalmente”, complementa.

Goiânia é um caso conhecido onde a revista vexatória foi abolida por lei. “Lá, até onde nós acompanhamos, as pessoas já não são mais obrigadas a tirar a roupa. Decisões assim, deveriam servir de exemplo para as demais cidades brasileiras. O retorno que vimos é de que as próprias famílias de presos valorizam a medida e dizem que podem visitar seus parentes sem sofrer humilhações”, defende Heidi Cerneka, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária e Vice Presidente do ITTC.  Em São Paulo, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) já se pronunciou repetidas vezes sobre o assunto, reafirmando a decisão de seguir submetendo familiares de presos a estes procedimentos.

As inscrições para o seminário devem ser feitas através do email eventos@conectas.org

rede - transp

Compartilhe

out 23, 2013 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.