ITTC indica: 19 filmes que abordam o protagonismo feminino

No dia Internacional da Mulher é necessária a reflexão sobre as conquistas e lutas pela equidade de gênero

O protagonismo feminino nos espaços sociais, muitas vezes, é reduzido ou impossibilitado pela lógica patriarcal e machista na qual a sociedade se estrutura. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, refletindo sobre a presença da mulher em espaços comuns da sociedade como mercado de trabalho, meio artístico, acadêmico e até mesmo doméstico, o ITTC trouxe uma seleção de filmes que apresentam como pauta a figura feminina não só como simples personagem, mas como verdadeira atuante no percurso da história de sua vida e das pessoas ao seu redor.

Além de retratarem mulheres para além do papel imposto pela sociedade, as tramas exploram como a figura feminina é subjugada e objetificada, contestando as noções de heteronormatividade, prazer e fetichização.

  • Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)

A trama conta a história da matemática afroamericana, Katherine Johnson, que junto com suas colegas Dorothy Vaughn e Mary Jackson participaram do histórico lançamento do astronauta John Glenn para a órbita da terra, missão que foi concluída com o retorno do astronauta para a terra em segurança. O filme retrata as limitações que as três superaram por conta do gênero e raça, demonstrando seu sucesso profissional.

Ano: 2016  Direção: Theodore Melfi   2h06min

  • She’s Beautiful When She’s Angry

O documentário retrata a insurgência do movimento feminista nos EUA durante os anos 60 e como a revolução atravessou os âmbitos sociais e organizou as mulheres para a luta de direitos sobre o próprio corpo e a sua presença no mercado de trabalho. Apesar da perspectiva histórica, o documentário explica o movimento apenas com relatos de mulheres brancas que protagonizaram os protestos e as audiências pela luta por direitos iguais.

Ano: 2014      Direção: Mary Dore     1h32min

  • As Sufragistas (Suffragette)

O enredo retrata o movimento sufragista, que ocorreu em Londres na década de 1910, considerado o primeiro movimento de ativismo feminista, as mulheres organizadas lutavam pelo direito ao voto, pois as decisões políticas e econômicas implementadas afetavam suas vidas sem que elas fossem consultadas. Aos poucos surgem métodos de batalha para confrontar o Estado.

Ano:  2015    Direção: Sarah Gavron   1h47min

  • Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe)

Evelyn é uma dona de casa reprimida, que busca nos doces um refúgio para as mágoas. O marido, que quase não nota a sua presença, visita semanalmente uma parente que não permite que Evelyn entre em seu quarto. Durante uma dessas visitas, Evelyn conhece uma senhora de 83 anos e então  mergulha nos contos do passado da senhora Ninny Threadgoode, assim ganha confiança para mudar sua vida.

Ano: 1991   Direção: Jon Avnet  2h17min

  • As Horas (The Hours)

A trama liga três personagens de épocas diferentes. A primeira personagem retratada é Virginia Woolf, que vive em 1923, sofre de depressão e possui tendências suicidas. A segunda personagem, em 1949, é Laura Brown que, enquanto planeja uma festa de aniversário, está encantada com o livro Mrs. Dallaway, escrito por Virginia Woolf . Nos tempos atuais, Clarissa Vaughn é uma editora de livros e planeja uma festa para um escritor que antes fora seu amante e está com AIDS em estado grave. Trazendo a delicadeza da obra e aflição retratada em Mrs. Dallaway, as personagens vivem o desespero da monotonia e das horas que parecem sempre iguais.

Ano: 2003  Direção: Stephen Daldry 1h54min

  • A Cor Púrpura (The Color Purple)

Baseada na obra homônima de Alice Walker, a história se inicia na Georgia em 1909, Celie, uma jovem negra de 14 anos é violentada pelo pai e se torna mãe. Ela se torna estéril e é imediatamente separada dos filhos e de uma das pessoas mais queridas para ela, sua irmã. Obrigada a casar-se com o Sr. Alfred Johnson, que a trata basicamente como escrava, ela começa a se refugiar em cartas que escreve para Deus e para sua irmã Nettie, como forma de lidar com sua solidão.

Ano: 1986 Direção: Steven Spielberg   2h34min

  • Persépolis (Persepolis)

A animação baseada nos quadrinhos de título homônimo de Marjane Satrapi, é uma obra autobiográfica da autora que na adolescência teve que se exilar de seu país natal, após a queda do xá e da instauração da República Islâmica. Com os pensamentos contrários às imposições da República Islâmica, ela conta seu trajeto como revolucionária e as dores do exílio.

Ano: 2008   Direção: Marjane Satrapi e Vicent Paronnaud 1h35min

  • Olmo e a Gaivota (Olmo and The Seagull)

Olivia ganha um papel na peça A Gaivota de Anthon Tchekov, no meio do percurso ela descobre que está grávida, mas ainda permanece determinada a ensaiar. Um acidente inesperado ocorre, Olivia, então, se vê impossibilitada de trabalhar. Em repouso ela vivencia as mudanças em seu corpo, em sua rotina e em todos os âmbitos da sua vida.

Ano: 2015   Direção: Petra Costa e Lea Glob   1h25min

  • Histórias Cruzadas (The Help)

Retratando a cidade de Jackson no Mississipi dos anos 60, o contexto de forte segregação social, faz com que Skeeter, uma jovem branca que terminou a universidade e deseja tornar-se escritora, comece a entrevistar empregadas negras, que deixam suas vidas para criar os filhos da elite branca. Aibileen é a primeira a conceder a entrevista, o que causa repúdio na sociedade local, mas mesmo assim as duas continuam trabalhando juntas e ganham novas adesões.

Ano: 2012   Direção: Tate Taylor   2h26min

  • Preciosa – Uma História de Esperança (Precious: Based on THe Novel ‘Pushed’by Safira)

Clareecee “Preciosa” Jones tem uma trajetória turbulenta, violentada sexualmente pelo pai e sofrendo constantes abusos da parte da mãe. O filme retrata sua trajetória e as maneiras que Preciosa encontra para lidar com as violências cotidianas.

Ano: 2010    Direção: Lee Daniels  1h49min

  • Moana – Um Mar de Aventuras (Moana)

Moana traz a história da personagem que dá nome ao filme, filha do chefe de uma tribo na Oceania. Em busca de descobrir o passado de sua família e ancestrais, Moana Wakili, adentra o Oceano Pacífico junto ao semideus Maui para encontrar uma ilha de localização incerta, onde seus ancestrais habitavam.

Ano: 2017    Direção: John Musker e Ron Clements   1h47min

  • Uma História Severina

Contando a trajetória de Severina e seu marido, moradora de Chã Grande, interior do Pernambuco e grávida de quatro meses de um bebê anencéfalo, ela estava pronta para fazer a cirurgia de retirada do feto. Dias antes o Supremo cancela o direito ao aborto e então ela começa sua peregrinação em busca do direito de abortar o feto.

Ano: 2005   Direção: Eliane Brum e Debora Diniz  22min

  • A Vida Secreta das Abelhas

Lily Owens, orfã de mãe, decide fugir de casa por conta do relacionamento conturbado que tem com o pai. Em busca de respostas para o seu sentimento de culpa em relação a morte da mãe, ocasionada em um trágico acidente, Lily vai para uma pequena cidade do interior da Carolina do Sul junto com sua empregada e lá traça o percurso para seus questionamentos.

Ano: 2009   Direção: Gina Prince-Bythewood   1h50min

  • Mulan

A animação conta a história de Mulan, jovem que vive na China no período em que os Mongóis a invadem. O Imperador pede para que cada família ceda o homem para entrar em guerra. Preocupada com o destino do pai já idoso e debilitado, ela decide pegar a armadura do pai e ir em seu lugar para a guerra, disfarçada de homem.

Ano: 1998   Direção: Tony Bancroft e Barry Cook

  • Valente

Merida é uma jovem princesa da Escócia e foi criada pela mãe para ser a perfeita sucessora ao posto de rainha, segundo os costumes e etiquetas do reino. Porém a jovem não tem a menor pretensão de ocupar o posto e prefere praticar arco e flecha e cavalgar pelas planícies do reino. Quando os preparos para a escolha de seu marido começam ela decide ir atrás da ajuda de uma bruxa. Após uma grande confusão o feitiço transforma sua mãe em urso e, sem escolha, as duas têm de se unir para desfazer o feitiço e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Ano: 2012    Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell  1h35min

  • Série Jessica Jones (Marvel’s Jessica Jones)

Baseado nas histórias em quadrinhos, a série acompanha a super-heroína Jessica Jones, que após episódios traumáticos do seu passado decide reconstruir sua vida como detetive particular em Nova York, abrindo a empresa Alias Investigations. Tentando lidar com o estresse pós-traumático que sofre, a  heroína ainda tem que enfrentar o Zebediah Kilgrave, o obsessivo vilão, que volta a persegui-la.

Ano: 2015    Criação: Melissa Rosenberg   Episódios de em média 42min

  • What Happened Miss Simone?

O documentário conta com gravações inéditas, entrevistas de pessoas próximas, cartas, diários e músicas que contam a trajetória da cantora e ativista Nina Simone. Montando um retrato de uma das artistas mais incompreendida de sua época.

Ano: 2015   Direção: Liz Garbus  1h42min

  • Juno

A trama acompanha momentos da adolescente de 16 anos, Juno, que engravida acidentalmente do amigo Paul. Sem condições de criar o bebê, Juno tenta o aborto, mas logo muda de ideia. Junto de sua madrasta, o pai e a sua amiga Leah busca por um casal que possa adotar a criança. Quando ela conhece Vanessa e Mark, decide que irá dar o seu filho para eles. O longa também retrata as situações que a jovem precisa lidar por estar grávida na adolescência e ainda estar no meio escolar.

Ano: 2007    Direção: Jason Reitman  1h31min

  • Frida

Frida Kahlo foi uma das artistas mais influente e aclamada da história mexicana. O longa metragem traça a biografia da artista, mostrando os aspectos e peculiaridades da sua arte, assim como a sua vida íntima ao lado do seu marido e companheiro artístico, Diego Rivera, e seus casos controversos com Trotsky e outras mulheres.

Ano: 2002   Direção: Julie Taymor   2h

Compartilhe

mar 8, 2017 | Artigos, Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados