Heranças da Lei de Drogas

Por Luiza Magalhães

A Lei de Drogas atualmente em vigor no Brasil completa dez anos em 2016. Sua aprovação trouxe mudanças na concepção da política de drogas, diferenciando “usuários” de “traficantes” e prevendo o não encarceramento de pessoas usuárias, com base em recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em artigo para o portal Jota, Lucia Sestokas e Nathália Oliveira, integrantes do projeto Gênero e Drogas no Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, analisam aspectos da Lei nº 11.343/2006 e seus desdobramentos.

No texto, as autoras apontam que, desde a aprovação do novo sistema, houve um aumento do encarceramento por crimes relacionados a drogas, especialmente entre mulheres.  Enquanto a lei trouxe avanços relacionados aos cuidados com pessoas usuárias, ela tornou mais rígidas as penas para tráfico de drogas e associação ao “crime organizado”.

Confira o artigo completo.

Compartilhe

abr 14, 2016 | Mídia | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.