Factsheet Gênero & Drogas: Confira dados sobre a prisão de mulheres por tráfico de drogas no Brasil e no mundo

Desde a sua criação, o Instituto Terra Trabalho e Cidadania trabalha com o recorte de gênero e sua forte relação com o tráfico de drogas. A partir de 2001, passou a acompanhar as mulheres estrangeiras em conflito com a lei. Entre as atendidas, cerca de 90% são “mulas” do tráfico e realizaram o transporte de drogas em posições de subordinação, com baixa remuneração. Para a maioria, esse foi o primeiro e único envolvimento com uma atividade criminosa.

O número de pessoas presas por posse de drogas aumentou no mundo todo, mas entre as mulheres esse aumento foi ainda mais expressivo. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, entre 2000 e 2012, o crescimento do encarceramento feminino foi de 246%, enquanto a taxa de homens presos aumentou 130%.

O ITTC defende a redução do encarceramento feminino e compreende a necessidade de revisão da política de drogas adotadas no Brasil e no exterior.

O factsheet a seguir é a primeira de uma série de iniciativas do ITTC para dar visibilidade ao tema e ampliar o debate público.

Open publication – Free publishing

Para saber mais sobre a PBPD clique aqui.

Compartilhe

jun 8, 2015 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.