Factsheet Gênero & Drogas: Confira dados sobre a prisão de mulheres por tráfico de drogas no Brasil e no mundo

Desde a sua criação, o Instituto Terra Trabalho e Cidadania trabalha com o recorte de gênero e sua forte relação com o tráfico de drogas. A partir de 2001, passou a acompanhar as mulheres estrangeiras em conflito com a lei. Entre as atendidas, cerca de 90% são “mulas” do tráfico e realizaram o transporte de drogas em posições de subordinação, com baixa remuneração. Para a maioria, esse foi o primeiro e único envolvimento com uma atividade criminosa.

O número de pessoas presas por posse de drogas aumentou no mundo todo, mas entre as mulheres esse aumento foi ainda mais expressivo. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, entre 2000 e 2012, o crescimento do encarceramento feminino foi de 246%, enquanto a taxa de homens presos aumentou 130%.

O ITTC defende a redução do encarceramento feminino e compreende a necessidade de revisão da política de drogas adotadas no Brasil e no exterior.

O factsheet a seguir é a primeira de uma série de iniciativas do ITTC para dar visibilidade ao tema e ampliar o debate público.

Open publication – Free publishing

Para saber mais sobre a PBPD clique aqui.

Compartilhe

jun 8, 2015 | Sem categoria | 0 Comentários

Posts relacionados