ITTC participa de seminário regional do Depen para discutir a aplicação das alternativas penais

O ITTC esteve presente nos dias 20 e 21 deste mês no Seminário Regional de Alternativas Penais (Região Sudeste), realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen – MJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais e com o apoio da Fundação João Pinheiro. O evento, realizado em Belo Horizonte, contou com a participação de membros do Judiciário e do Executivo dos estados da região, mas se qualificou ao trazer a sociedade civil para o debate para a construção da política.

O evento focou os desafios para a implementação qualificada da Política de Alternativas Penais, que vem sendo fomentada pelo governo federal há 15 anos e passa atualmente por uma reformulação qualitativa. Com o intuito de fazer das alternativas penais uma efetiva alternativa à prisão, e não à liberdade, discutiu-se como essa política pode combater a cultura punitiva que permeia a sociedade, impulsionada pela mídia e governantes com pautas contrárias a direitos fundamentais, cultura esta que tem o cárcere como pilar de controle social e vingança.

IMG-20150724-WA0007

Para este momento de desejada mudança qualitativa da política, se faz necessário ouvir os anseios da sociedade civil, considerando que ela é bastante heterogênea. No próprio evento a sociedade civil já se manifestou de forma provocativa, questionando o movimento de mera estruturação de novos mecanismos punitivos, a permanência das violações perpetradas nas prisões. Também foram indicados caminhos para a política, como a aplicação de alternativas para crimes considerados “graves”, como tráfico de drogas, e a necessidade de disputa legislativa, incorporando pautas de despenalização e descriminalização.

Compartilhe

jul 24, 2015 | Mídia | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.