O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou, na última quinta-feira, que planeja acabar com o uso de presídios privados. A decisão veio após um relatório oficial que concluiu que as prisões privadas são menos seguras e menos eficientes em oferecer possibilidades de reinserção.
Apesar de a decisão valer apenas para as prisões federais e não para as estaduais, onde está a grande maioria da população prisional do país, a medida vai afetar cerca de 22 mil pessoas e é um passo importante em direção a uma mudança no sistema carcerário.
No ano passado, o ITTC publicou dois artigos sobre os problemas relacionados à privatização de presídios no contexto brasileiro. Os artigos foram escritos por Mariana Lins, advogada e pesquisadora do Programa Justiça Sem Muros. Confira: