A droga no banco dos réus

Por Fernanda Nunes

O Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), juntamente com outras instituições parceiras e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, participou do evento “A droga no banco dos réus”, realizado no dia 28 de maio, em São Paulo. O objetivo era trazer um panorama da atual política de drogas do Brasil, debatendo a possível descriminalização das drogas para uso, tema de uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).  

O evento contou com diversos especialistas e se dividiu em três mesas: “Descriminalização da posse para uso e o RE 635.659”, “Redução de danos/políticas públicas para o usuário” e “Modelos de regulamentação pelo mundo e perspectivas nacionais”. A pesquisadora Fernanda Nunes, do projeto Gênero e Drogas do ITTC, presidiu a primeira mesa, em que se discutiu o histórico e perspectivas da ação que discute a constitucionalidade da criminalização da posse de drogas para uso, prevista atualmente no artigo 28 da atual lei de drogas.

O Defensor Público Rafael Ramia Muneratti recuperou o histórico da ação, que foi proposta pela Defensoria Pública de São Paulo em 2011 e começou a ser analisada pelo STF em 2015, quando os Ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso votaram a favor da descriminalização. A votação estava suspensa, mas tinha data para ser retomada no dia 05 de junho de 2019.

Ainda na primeira mesa, palestraram os pesquisadores Paulo Malvasi, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e Maria Goreti Marques de Jesus do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). As duas falas trouxeram uma perspectiva de como a atual lei de drogas vem sendo aplicada, perpetuando a exclusão histórica de uma camada específica da população. Tanto as falas, como as perguntas feitas no debate, questionaram a eficácia da possível descriminalização do uso, tendo em vista o atual contexto político, que traz consigo uma série de retrocessos nesse campo.

Apesar da mobilização da sociedade civil pela descriminalização do uso de drogas, dois dias após o evento, o Presidente do Supremo Tribunal, o Ministro Dias Toffoli, anunciou que retiraria de pauta o julgamento do RE 635.659. Assim, não há uma nova data prevista para o julgamento.

 

Leia também:

ITTC Explica: Além da legalização, quais são as possíveis políticas de drogas?

Compartilhe

jun 6, 2019 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.