Ação Civil Pública questiona tentativa de privatização de presídios em São Paulo

ITTC, IBCCrim, Conectas e NESC distribuem Ação Civil Pública questionando edital de privatização de serviços de vigilância e saúde em presídios de São Paulo

Organizações da sociedade civil, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), representada pelo Núcleo Especializado de Situação Carcerária, distribuíram, hoje, uma Ação Civil Pública (ACP) para contestar o edital lançado no dia 7 de setembro pelo governo do estado de São Paulo.

O edital abre uma licitação para a contratação de empresas para realizarem serviços de controle, disciplina, vigilância e saúde em algumas unidades prisionais de São Paulo. No entanto, tais serviços são, de acordo com a Constituição, competência única do Estado.

Anteriormente, organizações da sociedade civil, por meio de audiências públicas, reuniões com a Secretaria de Administração Penitenciária, ofícios e notas técnicas questionaram o objetivo da proposta de cogestão dos serviços das unidades prisionais. Em todas as ocasiões, as representações do governo negaram o fornecimento de informações detalhadas e que a cogestão se configuraria como privatização. 

Essa já era uma proposta de campanha de João Dória, porém que vem ganhando corpo sem que o devido diálogo. Como aponta ACP não houve “nenhum estudo técnico, estatístico ou produção de dados específicos no âmbito da Secretaria que justificasse a proposta de privatização”.

A Ação Civil Pública teve sua distribuição hoje, dia 2 de outubro, em memória ao Massacre do Carandiru, que completa 27 anos. O documento aponta como outras parcerias público-privada resultaram não só na violação de mais direitos básicos, mas em uma lógica que perpetua os massacres.

A expectativa é suspender o edital, uma vez que a licitação já possui sessão marcada para o dia 10 de outubro.

Compartilhe

out 2, 2019 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.