Destaques Intervenções

FAÇA BONITO: Ação pede apoio da população no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

maio 24, 2022 ittc

Apenas em 2021, as denúncias de violência contra crianças e adolescentes representaram 30% do total de denúncias recebidas pelos canais de ligação Disque 100 e Ligue 180. Esses números nos ajudam a entender a relevância do 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para o ITTC, essa luta também está relacionada à defesa dos direitos das mulheres em conflito com a lei, uma vez que 81% das mulheres migrantes atendidas pelo Instituto são mães.

As dificuldades da maternidade atravessada pelo encarceramento vão desde a separação da família, estigma das mães sobreviventes do cárcere mal vistas pela sociedade, até os empecilhos encontrados ao buscar direitos como a prisão domiciliar – 30% das mulheres potenciais beneficiárias da prisão domiciliar tiveram seu direito negado e permaneciam presas até dezembro de 2019.

Integrante da Rede Rua segura cartaz da campanha “Faça Bonito” | Foto: Gabriela Güllich (ITTC)

Pensando que o apoio às mães em conflito com a lei também deve ser estendido à família que enfrenta junto esse processo, o ITTC se juntou à Pastoral da Mulher Marginalizada na campanha “Faça Bonito”, realizada na última quarta-feira, dia 18 de maio. A ação, que aconteceu na Praça da Sé em São Paulo, reuniu diversas ONGs que distribuíram panfletos e conversaram com a população, colaborando para a conscientização da importância dessa data.

Integrante do ITTC distribui panfletos da campanha “Faça Bonito” | Foto: Gabriela Güllich (ITTC)
Integrantes da Pastoral da Mulher Marginalizada apresentam os itens da campanha “Faça Bonito” | Foto: Gabriela Güllich (ITTC)

Para denunciar casos de violência, o principal canal de atendimento é o Disque 100, que pode ser acionado também pelo WhatsApp (61) 99656-5008 e Telegram, digitando Direitoshumanosbrasilbot no aplicativo. #vamoscombater