Aprovado o Sistema Nacional de Prevenção à Tortura

Tortura-Pau-de-Arara_small

Por ITTC

Depois de um longo caminho, na última Sexta-feira, dia 02 de agosto, a Presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos o Projeto de Lei que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. A nova lei será publicada nesta semana no “Diário Oficial da União”.

O projeto cumpre um compromisso assumido pelo Brasil em 2006 quando da ratificação do Protocolo Facultativo à Convenção da ONU pela erradicação da tortura. O mencionado projeto tramitou durante seis longos anos na Câmara dos Deputados. A Rede Justiça Criminal, cujo ITTC é organização participante, trabalhou arduamente para acelerar o trâmite do projeto no Senado a fim de que graves violações, que ainda são arbitrariamente cometidas no país, possam ser imediatamente evitadas.

De acordo com a ministra Maria do Rosário, o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura é uma “nova oportunidade” de o Brasil combater esse crime que, segundo ela, não ficou restrito ao período da ditadura militar: “Nós temos que admitir tristemente que a tortura não ficou restrita ao período da ditadura militar. Como prática nos presídios, nas delegacias, nas estruturas do Estado, ela permanece ocorrendo”.

O foco agora é priorizar a implementação daquilo que a lei dispõe, ou seja, a instalação de um Comitê de peritos federais que terão autonomia para ingressar, a qualquer momento, em quaisquer estabelecimentos onde haja privação de liberdade (presídios, delegacias, hospitais psiquiátricos, asilos e instituições militares) para inspecionar eventuais violações aos direitos humanos. O intuito é identificar os responsáveis pelos maus tratos sofridos nestes estabelecimentos a fim de erradicar práticas que atentem contra os Direitos Humanos.

A nova lei instituirá duas estruturas autônomas para monitorar casos de tortura e maus-tratos pelo país: (1) O Comitê de Prevenção e Combate à Tortura e (2) O Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura. O comitê será integrado por 23 membros: 11 funcionários do governo federal e 12 pessoas oriundas da sociedade civil, indicadas por conselhos de classes profissionais, entidades ou movimentos de direitos humanos.

O projeto prevê também a possibilidade de o presidente do comitê convidar observadores, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas para atuarem no enfrentamento à tortura.

Trata-se de uma grande vitória para a garantia dos Direitos Humanos no país mas, no entanto, ainda há muito trabalho a ser feito, sobretudo a fim de garantir a imparcialidade dos membros do Comitê e, também, sua independência e completa autonomia. Apenas desta forma, poderemos vislumbrar o fim de práticas de tortura e maus tratos dentro destes estabelecimentos.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/08/dilma-sanciona-sem-vetos-lei-de-combate-tortura-informa-ministerio.html

Compartilhe

ago 5, 2013 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.