Audiência Pública debate a revista íntima em familiares de presos

A Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Núcleo Especializado
de Situação Carcerária da Defensoria Pública de São Paulo organizaram uma audiência pública no dia 29 de de março de 2014, sobre o tema: “Revistas íntimas de visitantes em unidades prisionais do Estado de São Paulo”.

A revista íntima, realizada em presídios – mais conhecida como Revista Vexatória, é uma rotina de praxe que antecede as visitas dos familiares em unidades de privação de liberdade em todo o Brasil. Para que familiares e amigos consigam manter algum vínculo com o preso, é necessário se despir completamente, agachar 3 vezes e assoprar e/ou fazer flexões. Idosos, grávidas e crianças não são excluídos da revista e também passam por essa rotina degradante com o objetivo de manter seus vínculos familiares.DSC_0009

O objetivo da Audiência foi ouvir familiares e egressos do sistema prisional, servidores do sistema penitenciário, representantes da sociedade civil, movimentos sociais e entidades ligadas à área de situação carcerária para ampliar o conhecimento sobre a matéria e colaborar com o desenvolvimento de estratégias para que os procedimentos de revistas de visitantes em estabelecimentos prisionais respeitem a dignidade de familiares de presos e agentes de segurança penitenciária.

A audiência pública contou com a participação de Heidi Cerneka, Vice-Presidente do ITTC, comentando os graves impactos da revista vexatória e o recorte de gênero que existe nessa prática.

 

Fotos: Gabriela Ferraz/Raquel Lima – ITTC

DSC_0018 DSC_0019 DSC_0024 DSC_0027 DSC_0053 DSC_0071 DSC_0107 DSC_0127 DSC_0180 DSC_0171

 

Compartilhe

abr 2, 2014 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.