Debate explora a realidade de mulheres com deficiência e idosas na prisão

debateexplora-a-realidade-de-mulheres-com-deficiencia-e-idosas-na-prisaoDa esquerda à direita, Geralda Avilla, Renata Flores Tibyriçá e Beatriz Vico. | Foto: Milena Varello

O segundo encontro do Ciclo de Debates #MulhereSemPrisao aconteceu na terça-feira, dia 9, na Livraria Tapera Taperá. O evento contou com a presença de Beatriz Vico, advogada e pesquisadora do ITTC, Geralda Avila, da Pastoral Carcerária e Renata Flores Tibyriçá, defensora pública do Estado de São Paulo. O tema desse debate foi um dos assuntos do relatório homônimo do ITTC, mulheres com deficiência e idosas na prisão.

Abordando este recorte muitas vezes esquecido, o debate trouxe um olhar para as especificidades desse perfil de mulheres, que fora do cárcere já necessitam de cuidados específicos e nas condições da prisão tendem a sofrer uma marginalização maior. “Há uma invisibilidade muito grande das demandas de gênero. (…) E isso se potencializa em relação às mulheres idosas e com deficiência.” afirma a pesquisadora Beatriz Vico. 

Além de trazer questões como as condições insalubres do cárcere, o tratamento desumano e desrespeitoso com as mulheres, o debate também mostrou os mecanismos criados dentro dos órgãos judiciários e as dificuldades travadas para a garantia de direitos.

Para saber mais sobre o assunto, confira a cobertura completa do evento em vídeo e acesse: mulheresemprisao.org.br

Esse encontro é parte de um Ciclo de Debates cujo objetivo é aprofundar os principais resultados do relatório #MulhereSemPrisao, produzido pelo programa Justiça Sem Muros, do ITTC, durante os dois últimos anos. O próximo evento será no dia 06 de junho sobre as possibilidades e limites das alternativas para combater o encarceramento de mulheres.

Compartilhe

maio 10, 2017 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.